Dietas Paleolíticas

Nossas epidemias de doenças dietéticas provocaram uma grande quantidade de pesquisas sobre o que os seres humanos devem comer para uma saúde ideal. Em 1985, um artigo influente foi publicado, propondo que nossas doenças crônicas derivam de uma desconexão entre o que nossos corpos evoluíram comendo durante a Idade da Pedra, ou o período Paleolítico, durante os últimos dois milhões de anos e o que agora compõe nossa dieta, e defendendo para um retorno a um tipo de dieta de carne magra, frutas, verduras e nozes, também conhecida como a chamada Dieta Paleo.

Pode ser razoável supor que nossas necessidades nutricionais foram estabelecidas no passado, mas por que o período paleolítico? Por que apenas os últimos dois milhões de anos da evolução humana?

Estamos evoluindo há cerca de 20 milhões de anos desde que nos separamos de nosso último ancestral comum dos grandes primatas, durante o qual nossas exigências nutricionais e fisiologia digestiva estavam relativamente definidas e provavelmente pouco afetadas por nossos dias de caçadores-coletores no final da cauda. Então, o que estávamos comendo nos primeiros 90% do nosso tempo na Terra? O que o resto dos grandes macacos estava comendo: mais de 95% das plantas . De fato, para a grande maioria de nossa evolução, parece que nós, como nossos primos dos grandes primatas, comemos principalmente folhas, caules e brotos (em outras palavras, vegetais), e frutas, sementes e nozes.

Nos tempos modernos, populações onde muitas das doenças mais letais eram praticamente desconhecidas, como a China rural e a África rural, supostamente ingeriam grandes quantidades de alimentos vegetais, até 100 gramas de fibra por dia, que é o que os pesquisadores estimam nosso Paleolítico. os ancestrais estavam se baseando em análises dietéticas das tribos primitivas de caçadores-coletores e analisando coprólitos, fezes fossilizadas humanas. (Sim, estamos falando de paleopoop.) Em contraste, hoje nos Estados Unidos, tendemos a receber menos de 20 gramas de fibras diárias, o que é cerca de metade da ingestão mínima recomendada e apenas um quinto da quantidade de fibras rurais chinesas. e os africanos e os nossos antepassados ​​paleolíticos.

Defensores da dieta Paleo certamente estão certos em protestar contra o consumo de laticínios e refinados, sucata processada , bem como encorajar a alta ingestão de frutas , nozes e vegetais , mas eles falham em promover o excesso de consumo de carne, particularmente produtos que têm pouca semelhança com a carne de animais selvagens pré-históricos? Uma revisão publicada na Meat Science , por exemplo, catalogou a lista de substâncias contaminantes, incluindo arsênico, mercúrio, chumbo, cádmio e medicamentos veterinários, como resíduos de antibióticos.

Que tal seguir uma dieta do tipo Paleo e se exercitar? Em um estudo, indivíduos jovens e saudáveis ​​foram colocados em uma dieta paleolítica juntamente com um programa de exercícios de treinamento de circuito de alta intensidade baseado em Crossfit. Como já foi demonstrado no exercício, a cirurgia para grampear o estômago – e a tuberculose e a quimioterapia, aliás – perder peso normalmente causa uma queda nos níveis de colesterol , independentemente da dieta. Pesquisadores descobriram o oposto neste caso: após dez semanas de uma dieta Paleo com exercícios hard-core e perda de peso, os níveis de LDL (mau) de colesterol dos participantes aumentaram e o fizeram de maneira mais dramática naqueles que iniciaram o estudo. O exercício deve melhorar a saúde e o bem-estar, não comprometê-lo.

Tem havido alguns estudos publicados nas últimas duas décadas que mostraram benefícios para a saúde de dietas do tipo Paleo, mas foram levantadas questões sobre sua metodologia. Por exemplo, alguns foram conduzidos sem um grupo de controle, por uma duração extremamente curta, com muito poucos participantes, ou em porcos em vez de humanos.

Crédito de imagem: Arleevector / Thinkstock. Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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