Envelhecimento

Um estudo de seis anos realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças revelou que três comportamentos exercem enorme impacto sobre a mortalidade: não fumar , consumir uma dieta mais saudável e moderadamente se exercitar pelo menos 21 minutos por dia. Pessoas com um dos três comportamentos tiveram um risco 40% menor de morrer dentro desse período de seis anos. Aqueles com dois dos três mais do que reduziram pela metade suas chances de morrer, e aqueles com os três reduziram suas chances de morrer naquele tempo em 82%.

Um estudo semelhante mediu a quantidade de indivíduos com vitamina C em suas correntes sanguíneas, já que o nível de vitamina C foi considerado um bom biomarcador da ingestão de alimentos vegetais (e, portanto, foi usado como substituto para uma dieta saudável). A queda no risco de mortalidade entre aqueles com hábitos mais saudáveis ​​foi equivalente a ser 14 anos mais jovem. É como voltar atrás no relógio 14 anos apenas comendo e vivendo mais saudável.

De que outra forma podemos retardar o envelhecimento?

A teoria mitocondrial do envelhecimento sugere que os danos causados ​​pelos radicais livres à fonte de energia de nossas células (mitocôndrias) levam a uma perda de energia celular e funcionam com o tempo. Segundo a teoria, o dano celular resultante é o que essencialmente causa o envelhecimento. Envelhecimento e doença foram pensados ​​como a oxidação do corpo; acredita-se que o estresse oxidante é o motivo pelo qual todos nós temos rugas, porque perdemos parte de nossa memória, por que nossos sistemas de órgãos se decompõem à medida que envelhecemos.

Basicamente, a teoria diz que estamos enferrujando.

Comer alimentos ricos em antioxidantes pode retardar esse processo oxidante. Em média, os alimentos vegetais podem conter 64 vezes mais antioxidantes do que os alimentos de origem animal. Incluindo uma variedade de frutas , legumes , ervas e especiarias cada refeição inunda continuamente o nosso corpo com antioxidantes para ajudar a afastar o AVC e outras doenças relacionadas com a idade.

Consumir frutas e verduras, e não fumar, também tem sido associado a telômeros protetores mais longos, as tampas nas pontas de nossos cromossomos que impedem que o DNA se desfaça. (Pense nas pontas de plástico nas extremidades dos nossos cadarços.) Cada vez que as nossas células se dividem, um pouco dessa capa é perdido. Os telômeros podem começar a encurtar assim que nascemos e, quando eles se vão, acabamos. Os alimentos que comemos podem afetar a rapidez com que perdemos nossos telômeros: o consumo de grãos refinados, refrigerantes, carnes e laticínios tem sido associado a telômeros encurtados, enquanto a ingestão de frutas, vegetais e outros alimentos ricos em antioxidantes tem sido associada a outros mais longos. .

Crédito de imagem: Pixabay Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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