Inflamação

A inflamação pode desempenhar um papel no envelhecimento prematuro , doença periodontal, obesidade , envelhecimento da pele, diabetes , esclerose múltipla, câncer , síndrome do intestino irritável e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e colite ulcerativa, entre muitos outros problemas crônicos de saúde.

Dietas ricas em antioxidantes parecem proteger contra o derrame, impedindo a circulação de gorduras oxidadas na corrente sanguínea que podem danificar as paredes sensíveis dos pequenos vasos sangüíneos no cérebro. Eles também podem ajudar a diminuir a rigidez da artéria, prevenir a formação de coágulos sanguíneos e baixar a pressão arterial e a inflamação. Enquanto todos os alimentos vegetais integrais podem ter efeitos anti-inflamatórios, algumas plantas são melhores que outras. Descobriu-se que as frutas e verduras com alto teor de antioxidantes, como frutas vermelhas e verduras, reduzem significativamente a inflamação sistêmica do que o mesmo número de porções de frutas e vegetais menos antioxidantes mais comuns, como bananas e alface.

Pesquisa que remonta meio século sugere cerejas ácidas são tão anti-inflamatórias que podem ser usadas para tratar com sucesso um tipo doloroso de artrite chamada gota . As cerejas também podem reduzir o nível de inflamação entre pessoas saudáveis ​​(como medido por uma queda nos níveis de proteína C-reativa). Uma nota de cautela: Pela mesma razão que altas doses de antiinflamatórios como a aspirina devem ser evitadas durante o terceiro trimestre da gravidez , cacau, frutas vermelhas e outros alimentos ricos em polifenóis antiinflamatórios só devem ser ingeridos com moderação. gravidez tardia.

Estudos mostraram que o consumo de mais frutas e vegetais pode não apenas interromper a progressão da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema e bronquite crônica, mas parece melhorar a função pulmonar , e os riscos de sofrer de asma alérgica podem ser reduzidos pela metade. ou mais porções de legumes por dia.

E a nossa saúde mental? Os componentes de certos alimentos podem aumentar o risco de depressão , como o ácido araquidônico , que é acusado de prejudicar o humor ao inflamar o cérebro. As cinco principais fontes desse composto promotor de inflamação na dieta americana são frango, ovos, carne bovina, carne de porco e peixe, embora apenas o frango e os ovos contribuam mais do que as outras fontes principais combinadas. Existem dados sugerindo que pessoas com níveis mais altos de ácido araquidônico no sangue podem ter um risco significativamente maior de suicídio e episódios de depressão maior. No geral, aqueles que comem a dieta padrão americana podem consumir cerca de nove vezes mais ácido araquidônico do que aqueles que comem dietas à base de plantas .

Crédito de imagem: Vonschonertagen / Thinkstock. Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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