Microbiome

Todos os animais e plantas parecem estabelecer relações simbióticas com microorganismos e, dentro de nós, os trilhões de boas bactérias em nosso intestino podem ser considerados como um órgão adicional esquecido – metabolizando, desintoxicando e ativando muitos componentes cruciais de nossa dieta.

Os efeitos benéficos para a saúde de nossas boas bactérias incluem estimular nosso sistema imunológico , melhorar a digestão e a absorção, produzir vitaminas, inibir o crescimento de potenciais patógenos e evitar que nos sintamos inchados. No entanto, se as bactérias ruins tomarem o poleiro, elas podem produzir substâncias cancerígenas , proteínas putrefatas em nosso intestino, produzir toxinas, atrapalhar nossa função intestinal e causar infecções.

Os simbiontes – as boas bactérias que vivem em simbiose conosco – são em grande parte nutridos por frutas , vegetais , grãos e feijões . Pathobionts, as bactérias causadoras de doenças que podem perturbar nosso equilíbrio microbiano, parecem ser alimentadas com carne, laticínios, ovos, junk food e fast food.

De fato, o que comemos determina o tipo de crescimento bacteriano que cultivamos em nosso intestino, o que pode aumentar ou diminuir nosso risco de algumas de nossas principais doenças fatais.

O que acontece com o nosso microbioma da flora intestinal quando estamos em dietas baseadas em vegetais versus dietas baseadas em animais? Pesquisadores descobriram que uma dieta vegetariana estrita resultou na redução da inflamação intestinal, sugerindo uma promoção da homeostase em nosso microbioma. Em contraste, uma dieta baseada em animais ajudou a contribuir para o crescimento de espécies associadas à doença, como Bilophila wadsworthia , que está associada à doença inflamatória intestinal, e A. putredinis , encontrada em abscessos e apendicites, bem como diminuições no consumo de fibras. bactérias.

O intestino humano tem uma coleção diversificada de microorganismos que compõem cerca de 1.000 espécies, com cada indivíduo apresentando sua própria coleção exclusiva. No entanto, simplesmente, as bactérias são o que comemos. Coma fibras , e as bactérias que consomem fibras se multiplicam, e recebemos mais ácidos graxos de cadeia curta anti-inflamatórios e de cadeia curta. Coma menos fibras, e nossas bactérias que comem fibras morrem de fome.

Além disso, parece haver apenas dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que têm principalmente bactérias do tipo Bacteroides em seu intestino e aquelas cujos dois pontos são predominantemente lares de Prevotella.espécie em vez disso. É incrível que, com tantas centenas de tipos de bactérias, as pessoas se encaixem em apenas uma das duas categorias. Nossas entranhas são como ecossistemas. Assim como existem muitas espécies diferentes de animais no planeta, elas não são distribuídas aleatoriamente. Você não encontra golfinhos no deserto. No deserto, você encontra espécies do deserto. Na selva, você encontra espécies da selva. Por quê? Porque cada ecossistema tem diferentes pressões seletivas, como chuva ou temperatura. Nós sabemos agora, quando se trata de flora intestinal, não parece importar onde nós vivemos, se somos homens ou mulheres, ou quantos anos ou magros nós podemos ser. O que importa é o que comemos: os componentes encontrados mais em alimentos de origem animal, como proteínas e gorduras, estão associados aos Bacteróidesenterotpye, e aqueles encontrados quase exclusivamente em alimentos vegetais estão associados com Prevotella .

Se o enterotipo da flora intestinal pudermos desempenhar um papel importante em nosso risco de desenvolver doenças crônicas associadas à dieta, como obesidade , síndrome metabólica e certos tipos de câncer , poderemos alterar nosso microbioma intestinal alterando nossa dieta? Sim. A dieta pode alterar rápida e reprodutivelmente as bactérias em nosso intestino.

Crédito de imagem: TLFurrer / Thinkstock. Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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