Perda de peso

O maior estudo já realizado para comparar as taxas de obesidade daqueles que comem dietas à base de plantas foi publicado na América do Norte. Comedores de carne no topo das paradas com um índice de massa corporal (IMC) médio de 28,8, perto de ser obeso . Flexitarians (pessoas que comeram carne mais em uma base semanal em vez de diariamente) fizeram melhor em um IMC de 27,3, mas ainda estavam acima do peso. Com um IMC de 26,3, pesco-vegetarianos (pessoas que evitam toda a carne, exceto peixe) se saíram melhor ainda. Mesmo os vegetarianos norte-americanos tendem a ser marginalmente acima do peso, chegando a 25,7. O único grupo dietético encontrado para ser de peso ideal foram aqueles que comeram estritamente à base de plantas (os “veganos”), cujo IMC era em média de 23,6.

As pessoas que antes comiam dietas vegetarianas, mas que começaram a consumir carne pelo menos uma vez por semana, observaram um aumento de 146% nas chances de doenças cardíacas , um aumento de 152% no acidente vascular cerebral , um aumento de 166% no diabetes e um aumento de 231 por cento nas chances de ganho de peso.

Mas os vegetarianos podem sofrer altas taxas de doenças crônicas se comerem muitos alimentos processados . Pegue a Índia, por exemplo, onde as taxas de diabetes, doenças cardíacas, obesidade e derrame aumentaram muito mais rápido do que se poderia esperar, dado seu aumento relativamente pequeno no consumo de carne per capita. Isso tem sido atribuído, em parte, à aparente mudança do arroz integral para o branco e à substituição de outros carboidratos refinados, lanches embalados e produtos de fast-food pelos tradicionais produtos básicos da Índia: lentilhas , frutas , vegetais , grãos integrais , nozes e sementes .

A linha divisória entre alimentos promotores de saúde e promotores de doenças pode ser menos alimentos vegetais versus alimentos de origem animal e mais alimentos vegetais integrais, em comparação com quase todo o resto.

Desenvolveu-se um índice de qualidade alimentar que reflete simplesmente a percentagem de calorias que as pessoas obtêm de alimentos vegetais ricos em nutrientes e não processados ​​numa escala de 0 a 100. Quanto maior a pontuação, mais gordura corporal pode perder com o tempo e menor o risco pode ser de obesidade abdominal, hipertensão arterial , colesterol alto e triglicérides elevados. Descobriu-se que a dieta americana padrão é de 11 em 100. Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA, 32% de nossas calorias vêm de alimentos de origem animal, 57% de alimentos processados ​​e apenas 11% de grãos integrais, feijões, frutas e legumes e nozes. Isso significa que, numa escala de um a dez, a dieta americana avaliaria cerca de um.

Crédito de imagem: sam74100 / Thinkstock. Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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