Sal

O sal é um composto composto de cerca de 40% de sódio e 60% de cloreto. O sódio é um nutriente essencial, mas os vegetais e outros alimentos naturais fornecem as pequenas quantidades de sódio que você precisa em sua dieta. Se você consumir muito, pode causar retenção de água, e seu corpo pode responder elevando sua pressão arterial para empurrar o excesso de líquido e sal para fora do seu sistema.

Nos primeiros 90% da evolução humana, provavelmente comemos dietas contendo menos que o equivalente a um quarto de colher de chá de sódio por dia. Por quê? Porque provavelmente comemos principalmente plantas. Nós passamos milhões de anos sem saleiros, então nossos corpos evoluíram para máquinas de conservação de sódio. Isso nos serviu bem até descobrirmos que o sal poderia ser usado para preservar alimentos. Sem refrigeração, isso foi um benefício para a civilização humana, mas onde isso nos deixa agora? Afinal, não precisamos mais viver de picles e carne seca.

Os seres humanos parecem geneticamente programados para comer dez vezes menos sódio do que fazemos agora. Muitas das chamadas dietas de baixo teor de sal podem, na verdade, ser consideradas dietas com alto teor de sal. É por isso que é fundamental entender o que é o conceito de “normal” quando se trata de sódio. Ter uma ingestão de sal “normal” pode levar a uma pressão arterial “normal”, o que pode contribuir para que nós morramos de todas as causas “normais”, como ataques cardíacos e derrames .

Se pudéssemos reduzir nossa ingestão de sal em cerca de meia colher de chá por dia, o que é possível evitando alimentos salgados e não adicionando sal aos nossos alimentos, poderíamos evitar 22% das mortes por derrame e 16% dos ataques cardíacos fatais. Isso é potencialmente mais vidas salvas do que se pudéssemos tratar com sucesso pessoas com pílulas de pressão arterial.

A evidência de que o sódio aumenta a pressão arterial é clara, incluindo estudos randomizados duplo-cegos que datam de décadas. Se tomarmos indivíduos com pressão alta e colocá-los em uma dieta com restrição de sódio, a pressão arterial cai. Se os mantivermos na dieta pobre em sal e adicionarmos um placebo, nada acontece. No entanto, se, em vez disso, dermos aos pacientes o sal na forma de uma pílula de sódio de liberação prolongada, a pressão arterial volta a subir. Quanto mais sódio lhes damos secretamente, maior a pressão sanguínea sobe.

Até mesmo uma única refeição pode fazer isso. Se levarmos pessoas com pressão sanguínea normal e lhes dermos uma tigela de sopa contendo a quantidade de sal que pode ser encontrada em uma refeição americana média , a pressão sanguínea subirá nas próximas três horas comparada a comer a mesma sopa sem qualquer sal adicionado. Dezenas de estudos semelhantes demonstram que, se você reduzir sua ingestão de sal, poderá reduzir sua pressão arterial. E quanto maior a redução, maior o benefício. Mas se você não reduzir, a alta ingestão crônica de sal pode levar a um aumento gradual da pressão arterial durante toda a vida.

Como nós aprendemos isso primeiro? Digite Dr. Walter Kempner e sua dieta de arroz e frutas. Sem drogas, ele trouxe pacientes com pressões sangüíneas como 240/150 até 105/80 apenas com mudanças na dieta. Como ele poderia reter eticamente a medicação de pacientes tão seriamente doentes? As modernas pílulas para pressão alta ainda não haviam sido inventadas! O Dr. Kempner conduziu seu trabalho nos anos 1940. Ele foi capaz de reverter o curso da doença com dieta em mais de 70% dos casos. Embora a dieta não fosse apenas de sódio extremamente baixo – também era estritamente baseada em vegetais e pobre em gordura e proteína – o Dr. Kempner é agora reconhecido como a pessoa que estabeleceu, além de qualquer sombra de dúvida, que a hipertensão arterial pode ser reduzida com uma dieta baixa em sódio.

Além da pressão alta, as refeições salgadas podem prejudicar significativamente a função da artéria, mesmo entre pessoas cuja pressão arterial tende a não responder à ingestão de sal. Em outras palavras, o próprio sal pode ferir nossas artérias independentemente de seu impacto na pressão arterial. E esse dano começa dentro de trinta minutos.

Crédito de imagem: Amanda Rae . Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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