Soja

Tofu, leite de soja, missô, tempeh, edamame – estes e outros produtos de soja, incluindo a própria soja, são ricos em nutrientes que você associa a outras leguminosas , incluindo fibras, ferro, magnésio, potássio, proteína e zinco.

A soja contém naturalmente uma classe de fitoestrógenos chamados isoflavonas. As pessoas ouvem a palavra “estrogênio” na palavra “fitoestrógenos” e assumem que a soja tem efeitos similares aos do estrogênio. Não necessariamente. Estrogêniotem efeitos positivos em alguns tecidos e potencialmente efeitos negativos em outros. Por exemplo, altos níveis de estrogênio podem ser bons para os ossos, mas podem aumentar a probabilidade de desenvolver câncer de mama. Idealmente, você gostaria do que é chamado de “modulador seletivo do receptor de estrogênio” em seu corpo que teria efeitos proestrogênicos em alguns tecidos e efeitos antiestrogênicos em outros. Bem, é isso que os fitoestrógenos da soja parecem ser. A soja parece diminuir o risco de câncer de mama, um efeito anti-estrogênico, mas também pode ajudar a reduzir os sintomas da febre quente na menopausa, um efeito proestrogênico. Então, ao comer soja, você pode aproveitar o melhor dos dois mundos.

E a soja para mulheres com câncer de mama?? No geral, os pesquisadores descobriram que as mulheres diagnosticadas com câncer de mama que comiam mais soja viviam significativamente mais tempo e tinham um risco significativamente menor de recorrência do câncer de mama do que as que comiam menos. A quantidade de fitoestrogênios encontrada em apenas uma xícara de leite de soja pode reduzir o risco de câncer de mama retornar em 25%. A melhora na sobrevivência para aqueles que consomem mais alimentos de soja foi encontrada tanto em mulheres cujos tumores eram responsivos ao estrogênio (câncer de mama positivo para receptor de estrogênio) quanto naqueles cujos tumores não eram (câncer de mama negativo para receptor de estrogênio). Isso também se aplica tanto a mulheres jovens quanto a mulheres mais velhas. Em um estudo, por exemplo, 90% dos pacientes com câncer de mama que ingeriram a maior parte dos fitoestrógenos da soja após o diagnóstico ainda estavam vivos cinco anos depois, enquanto metade dos que comiam pouca ou nenhuma soja estava morta.

O consumo de soja também foi mostrado para beneficiar nossos rins , que parecem lidar com proteína vegetal de forma muito diferente da proteína animal . Poucas horas depois de comer carne, nossos rins se transformam em hiperfiltração. Mas, uma quantidade equivalente de proteína vegetal praticamente não causa estresse nos rins. Coma um pouco de atum e, dentro de três horas, sua taxa de filtração renal pode chegar a 36%. Mas comer a mesma quantidade de proteína na forma de tofu não parece causar tensão adicional nos rins.

Crédito de imagem: margouillatphotos  / Thinkstock. Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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