Índice glicêmico

Resumo do tópico enviado por : Jessica

Índice glicêmico é um ranking de carboidratos, na medida em que aumentam os níveis de açúcar no sangue depois de comer. Os alimentos com alto índice glicêmico causam um aumento significativo no nível de açúcar no sangue, ao qual o corpo responde com um pico de insulina , o que pode causar sintomas de hipoglicemia.

Como reduzir os efeitos glicêmicosÍndice glicêmico

Certos alimentos – ou certas preparações de alimentos – foram estudados por seus efeitos sobre o açúcar no sangue. O vinagre , por exemplo, pode ajudar a diminuir os níveis de glicose quando ingerido com alimentos ricos no índice glicêmico. As bagas são pensadas para ajudar a reduzir os picos de insulina que ocorrem quando alimentos com alto índice glicêmico são ingeridos. 

Alimentos como feijões , ervilhas e lentilhas , que têm baixo índice glicêmico, causam um pico de açúcar no sangue muito menor do que alimentos glicêmicos mais altos, como pão , macarrão e batatas.– mesmo quando o número de carboidratos consumidos é igual. O efeito do feijão sobre o açúcar no sangue foi apelidado de “segundo efeito da refeição”, na medida em que eles demonstraram moderar o açúcar no sangue, não apenas na refeição em que são ingeridos, mas mesmo várias horas depois. Isso é possível porque as bactérias do intestino agem nos grãos, criando subprodutos que retardam o esvaziamento do estômago. Acredita-se que esse processo ajuda na digestão de alimentos que são ingeridos mais tarde, reduzindo, assim, o pico de açúcar que de outra forma ocorreria. 

O índice glicêmico de batata- doce cozida é metade do das batatas-doces assadas ou assadas. Alimentos como grãos e frutas que são consumidos em sua forma intacta, ao invés de serem moídos ou misturados, também mostraram causar menos de um pico de açúcar no sangue. 

Retirado de : /nutritionfacts.org/

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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