Ferro

Três grandes estudos envolvendo centenas de milhares de indivíduos – o Estudo de Saúde de Harvard Nurses e o Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde, e o maior estudo sobre história e saúde, co-patrocinado pelos Institutos Nacionais de Saúde e AARP – encontraram resultados semelhantes : O consumo de carne foi associado ao aumento do risco de morrer de câncer , morrer de doença cardíaca e morrer prematuramente em geral. Essa conclusão foi alcançada após o controle da dieta e de outros fatores relacionados ao estilo de vida, como fumar , praticar exercícios ou não comer frutas e vegetais suficientes , sugerindo que pode haver algo prejudicial na própria carne.

O que a carne contém que pode aumentar o risco de morte prematura? Uma possibilidade é o ferro heme, a forma de ferro encontrada predominantemente no sangue e no músculo. Como o ferro pode gerar radicais livres causadores de câncer, agindo como um pró-oxidante, o ferro é como uma espada de dois gumes – muito pouco e você corre o risco de anemia, e pode aumentar o risco de câncer e doenças cardíacas.

Nosso corpo não tem mecanismo específico para se livrar do excesso de ferro. Se não temos o suficiente, nossos intestinos começam a aumentar a absorção de ferro; se temos muito, a absorção diminui. Mas este sistema só funciona efetivamente com o ferro não heme encontrado predominantemente em alimentos vegetais. Uma vez que uma quantidade suficiente de ferro está no nosso sangue, nosso corpo é cerca de cinco vezes mais eficaz em bloquear a absorção do excesso de ferro dos alimentos vegetais do que dos alimentos de origem animal. Pode ser por isso que o ferro heme está associado ao câncer e ao risco de doenças cardíacas, e maior risco de diabetes, mas o ferro não-heme não é.

Em comparação com pessoas que comem carne, os vegetarianos tendem a consumir mais ferro (e mais nutrientes), mas como o ferro nas plantas não é absorvido tão eficientemente quanto o ferro na carne, cerca de 1 em cada 30 mulheres menstruadas podem perder mais ferro do que eles absorvem, o que pode levar à anemia. As mulheres que consomem dietas baseadas em vegetais não parecem ter taxas mais altas de anemia por deficiência de ferro do que as mulheres que consomem muita carne, mas todas as mulheres em idade fértil devem garantir a ingestão adequada de ferro.

Aqueles diagnosticados com deficiência de ferro devem conversar com seus médicos sobre a primeira tentativa de tratá-la com dieta, já que os suplementos de ferro mostraram aumentar o estresse oxidativo . As fontes de ferro mais saudáveis ​​são grãos integrais , legumes , nozes , sementes , frutas secas e verduras , que podem ser emparelhados na mesma refeição com alimentos ricos em vitamina C , como frutas cítricas, pimentão, brócolis e frutas tropicais. aumentar a absorção de ferro.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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