Arroz

Em média, os medicamentos para pressão alta reduzem o risco de ataque cardíaco em 15% e o risco de derrame em 25%; Em um estudo randomizado e controlado, três porções diárias de grãos integrais , como o arroz integral, também ajudaram a obter esse benefício na redução da pressão arterial. O estudo revelou que uma dieta rica em grãos integrais pode produzir os mesmos benefícios, sem os efeitos colaterais adversos comumente associados com drogas anti-hipertensivas, tais como distúrbios eletrolíticos em pessoas que tomam diuréticos; aumento do risco de câncer de mama para aqueles que tomam bloqueadores dos canais de cálcio; letargia e impotência para aqueles em beta-bloqueadores; inchaço súbito, potencialmente fatal para aqueles que tomam inibidores da ECA; e um aumento do risco de graves lesões por queda aparentemente para qualquer classe desses medicamentos para pressão arterial .

A ingestão de grãos integrais também pode reduzir os riscos de diabetes tipo 2 , doença coronariana , ganho de peso e câncer de cólon . Enquanto inteiros grãos parecem reduzir o nosso risco de desenvolver a doença crônica, no entanto, refinados grãos pode realmente aumentar o risco. Pesquisadores da Universidade de Harvard, por exemplo, descobriram que o consumo regular de arroz integral foi associado com menor risco de diabetes tipo 2, mas o consumo de arroz branco foi associado com maior risco. As porções diárias de arroz branco foram associadas a um risco 17 por cento maior de diabetes, enquanto a substituição de um terço de uma porção por dia de arroz branco por arroz integral pode levar a uma queda de 16 por cento no risco.

E quanto a nossa saúde do coração? Dadas as melhorias nos fatores de risco cardíaco observados em estudos intervencionais de grãos integrais, não é surpreendente ver uma redução na progressão da doença arterial entre aqueles que os consomem regularmente. Em estudos de duas das mais importantes artérias do corpo, as artérias coronárias que alimentam o coração e as artérias carótidas que alimentam o cérebro, as pessoas que comem mais grãos integrais parecem ter um estreitamento significativamente mais lento de suas artérias.

Consistente com as recomendações das principais autoridades de câncer e doenças cardíacas, recomendo pelo menos três porções diárias de grãos integrais. Assim como os legumes, use cores para tomar decisões na mercearia. Além de apenas comparar o conteúdo de antioxidantes , há evidências experimentais sugerindo que os grãos pigmentados, como a quinoa vermelha ou preta, ou o arroz vermelho, roxo ou preto, têm benefícios sobre o branco ou o marrom. Por exemplo, além de terem cerca de cinco vezes mais antioxidantes, variedades de arroz colorido mostraram maior atividade antialérgica in vitro, bem como efeitos anticancerígenos superiores contra células de câncer de mama e leucemia.

Preocupações sobre o conteúdo de arsênico do arroz, no entanto, levou a recomendações para reduzir o consumo de arroz em favor de outros grãos integrais.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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