Flavonóides

Resumo do tópico contribuído por : Dawn Handschuh

Os flavonóides são um grupo de fitonutrientes antioxidantes que, juntamente com os carotenóides , são responsáveis ​​pelas cores vivas das frutas e vegetais. Os flavonóides também parecem contribuir com benefícios importantes para a saúde.

Quais alimentos contêm flavonóides?

Existem mais de 5.000 flavonóides diferentes nas plantas que comemos. Os flavonóides são encontrados em frutas, legumes, nozes e grãos. Eles são abundantes em cacau em pó e, em menor grau, em outros tipos de chocolate. Alguns flavonóides, como a quercitina , são difundidos em alimentos à base de plantas. Outros só são encontrados em certos grupos alimentares; A hesperidina , por exemplo, demonstrada para aumentar o fluxo sanguíneo, é encontrada principalmente em frutas cítricas. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as cobaias que bebiam duas xícaras de suco de laranja tinham mais fluxo sanguíneo melhorado em comparação àquelas que recebiam apenas a hesperidina, encontrada em duas xícaras de suco de laranja .

Benefícios de saúde de flavonóides

As isoflavonas (um tipo de flavonóide) encontradas na soja podem ajudar a diminuir o risco de câncer. Os cientistas acreditam que os flavonóides podem impedir que os tumores liberem substâncias químicas angiogênicas que estimulam o crescimento de novos vasos sangüíneos que alimentam tumores. Fitonutrientes no chá, especiarias, frutas, bagas, brócolis e feijão podem suprimir a angiogênese. Em outro estudo, os pesquisadores descobriram que os fitonutrientes vegetais reduziram os danos no DNA causados ​​pelo consumo de mutagênicos na proteína animal .

Flavonóides podem proteger contra a doença de Alzheimer e Parkinson

Pesquisadores que acompanharam um grupo de 1.800 indivíduos saudáveis ​​por oito anos descobriram que aqueles que tomavam suco de frutas e verduras tinham um risco 76% menor de desenvolver Alzheimer . Certos fitonutrientes flavonóides em um estudo in vitro não só inibiram a formação de fibras de sinucleína semelhantes a teias de aranha, que parecem desempenhar um papel na doença de Parkinson , mas algumas podem até mesmo quebrá-las.

Flavonóides e Exercício

Fitonutrientes flavonóides em frutas , legumes e feijão parecem inibir a atividade da xantina oxidase, o que leva à formação de radicais livres durante o exercício . As bagas podem reduzir o dano muscular inflamatório, e as verduras podem reduzir os danos do DNA dos radicais livres, com chocolate amargo e suco de tomate oferecendo efeitos semelhantes. Cerejas ou suco de cereja parecem aliviar o dano muscular induzido pelo exercício e a dor muscular associada.

 

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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