9 Benefícios de saúde de romã que oferecem proteção poderosa contra doenças

  por  Joel Fuhrman, MD

Rubi vermelho, deliciosas e romãs ricas em nutrientes embalar um poderoso soco em salvaguardar a sua saúde. A romã contém um antioxidante único e poderoso chamado punicalagina, o antioxidante mais abundante da romã, responsável por mais da metade da atividade antioxidante do suco de romã. 1

O suco de romã foi analisado para ter maior capacidade antioxidante do que o vinho tinto, suco de uva, suco de cranberry, chá verde ou suco de açaí. 2  Beber suco de romã reduz mensuravelmente o estresse oxidativo (os efeitos tóxicos dos radicais livres) em humanos saudáveis. 3  Muitas pesquisas mostraram que a potente capacidade antioxidante da romã fornece proteção contra doenças cardíacas, câncer e comprometimento cognitivo.

A romã foi uma das primeiras frutas cultivadas e tem se destacado ao longo da história da arte, cultura e religião, desde a história das estações da mitologia grega até Romeu e Julieta e a Bíblia. 4 , 5

A romã é onipresente na culinária do Oriente Médio e seu status de super alimento, sabor e textura únicos, tornou-a cada vez mais popular nos EUA. Uma romã contém centenas de arcos minúsculos e crocantes; cada aril é uma semente envolta em uma polpa suculenta, uma saborosa mistura de sabores doces e azedos.

Benefícios para a saúde das romãs

Anticâncer:

  1. Romã tem efeitos anti-inflamatórios que podem proteger contra o câncer e outras doenças crônicas. 6-7
  2. A romã tem propriedades anti-angiogênicas, o que significa que elas podem ajudar a evitar que tumores em crescimento adquiram um suprimento de sangue, impedindo que esses tumores recebam os nutrientes que lhes permitiriam crescer mais. 8-10
  3. A romã é um dos poucos alimentos ( cogumelos são outros) que contêm inibidores naturais da aromatase. Isso significa que eles inibem a produção de estrogênio, o que pode reduzir o risco de câncer de mama. 11
  4. Após o tratamento do câncer de próstata, dois estudos mostraram que o suco de romã ou suplementos retardaram o aumento do PSA. 12

Protege contra doenças cardíacas

  1. Os fitoquímicos da romã reduzem a oxidação do LDL (um contribuinte para o desenvolvimento da placa aterosclerótica). 13
  2. Os fitoquímicos da romã têm propriedades redutoras da pressão arterial. 14-15
  3. Em um estudo de pacientes com bloqueios severos da artéria carótida, após uma onça de suco de romã diariamente por um ano, houve uma redução de 30% na placa aterosclerótica. Em contraste marcante, nos participantes que não tomaram a placa aterosclerótica do suco de romã aumentou em 9 por cento. 13

Guardas Memória e Função Cerebral

  1. Suplementos de romã tomados antes e depois da cirurgia impediram a disfunção de memória pós-operatória associada à revascularização miocárdica ou cirurgia valvar. 16
  2. Em pessoas com queixas leves de memória, os indivíduos que tomavam suco de romã diariamente tiveram melhor desempenho em uma tarefa de memória em comparação ao placebo e apresentaram aumento da ativação cerebral medida pela ressonância magnética funcional. 17

Remover os arilos comestíveis da romã é fácil quando você sabe como fazê-lo. A maneira mais fácil é cortá-lo em torno do diâmetro, dividi-lo em dois e, em seguida, aperte as costas com as costas de uma colher de servir grande. O sabor e os benefícios para a saúde da romã fazem com que o esforço valha a pena.

Desfrute de romãs frescas, especialmente quando estão na estação, e guarde alguns arils no congelador para obter os benefícios de saúde da romã durante todo o ano. A época da romã é normalmente de outubro a fevereiro . Ao selecionar romãs, procure por uma fruta madura, de coloração profunda, com uma casca vermelha a marrom-avermelhada que seja pesada para seu tamanho.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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