Azeite de oliva não é um alimento saudável

=por  Joel Fuhrman, MD

Preocupações com a saúde: Doença Cardiovascular (DCV)

 

Ao procurar por gorduras saudáveis, opte por nozes, não azeite

As azeitonas são cultivadas amplamente na região geográfica em torno do Mar Mediterrâneo, e o azeite era uma fonte importante de calorias nos padrões alimentares tradicionais daquela região, agora conhecida coletivamente como a dieta mediterrânea. 1 Populações que seguiram esse estilo de alimentação tiveram taxas reduzidas de morte por doença coronariana e certos tipos de câncer. 2 Embora esses benefícios à saúde sejam frequentemente atribuídos apenas ao azeite de oliva, é o padrão alimentar geral que promove a saúde – a prevalência de alimentos vegetais não refinados como vegetais, frutas, nozes, feijões e grãos e quantidades muito limitadas de alimentos de origem animal. 1 Alimentos vegetais não refinados, em vez de azeite, forneceram a maior parte dos ácidos graxos ômega-3, antioxidantes, fitoquímicos e minerais na dieta mediterrânea.

Todos os óleos promovem ganho de peso

O azeite de oliva não é um alimento completo – é um alimento processado, de baixo teor nutritivo e de engorda, constituído de 100% de gordura. Uma colher de sopa de azeite tem 120 calorias, assim como todos os óleos. Um quarto de xícara tem 500 calorias. Saladas saudáveis ​​são definitivamente um modo de vida para pessoas que querem perder peso ou melhorar a saúde, mas muitos dos benefícios de uma salada são perdidos quando a contagem de calorias é aumentada em dez vezes com o óleo.

Quando as gorduras são ingeridas na forma de óleos extraídos, elas são rápida e eficientemente absorvidas pelo corpo e imediatamente convertidas em gordura corporal. Se essas gorduras fossem ingeridas a partir de alimentos integrais, como sementes, nozes e abacate, sua absorção seria muito mais lenta, ao longo de horas, não em minutos, e essas gorduras seriam queimadas principalmente para nossas necessidades de energia e não armazenadas.

Em meu livro, O Fim da Doença Cardíaca , eu discuto os benefícios de comer nozes e sementes ao invés de adicionar óleo à sua dieta. As fibras, esteróis e estanóis nas sementes e nozes ligariam parte da gordura no trato digestivo, como uma esponja, limitando a quantidade de gordura absorvida pelo corpo; adicionar nozes e sementes à dieta, apesar de sua densidade calórica, promove perda de peso e manutenção de peso saudável, e não ganho de peso . 3 Além disso, podemos consumir significativamente menos calorias e obter um valor muito mais alto de micronutrientes de nozes e sementes, comparado ao azeite de oliva – as nozes contêm cerca de 40 a 50 calorias por colher de sopa, em comparação com as 120 calorias do azeite.

O azeite de oliva é menos prejudicial que a gordura animal, mas não tão saudável quanto nozes e sementes.

O azeite de oliva tem sido associado ao benefício cardiovascular em alguns estudos, no entanto, os resultados foram mistos. Uma meta-análise de 2014 que avaliou estudos observacionais sobre o consumo de azeite de oliva relatou que o consumo de azeite de oliva estava associado à diminuição do risco de acidente vascular cerebral, mas não à doença coronariana. 4

Os polifenóis do azeite de oliva (como os polifenóis das bagas e outros alimentos vegetais) têm atividade antioxidante e antiinflamatória. 5 Além disso, como o azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, usar azeite de oliva no lugar de gordura animal ou outros óleos com maior teor de gordura saturada reduz o colesterol total e LDL. 6-8 Quando o azeite de oliva é substituído por gorduras animais, há uma redução no risco porque você está substituindo uma gordura mais perigosa por uma gordura menos perigosa. O azeite é uma escolha melhor do que produtos de origem animal ou outros óleos vegetais, no entanto, nozes e sementes são uma escolha melhor do que o azeite.

Azeite e nozes foram testados lado a lado no recente estudo PREDIMED, que comparou três dietas: uma dieta controle de baixo teor de gordura, uma dieta mediterrânea suplementada com azeite de oliva e uma dieta mediterrânea suplementada com nozes mistas. Ambas as dietas do Mediterrâneo reduziram a pressão sanguínea, os níveis de glicose em jejum e o colesterol total após um ano. 9 Após cerca de 5 anos de acompanhamento, ambas as dietas mediterrâneas forneceram proteção substancial contra eventos cardiovasculares em comparação com a dieta com baixo teor de gordura. 10No entanto, quando os participantes foram ainda mais agrupados com base no consumo inicial de nozes, uma importante diferença emergiu. Os participantes com o menor risco de morte foram aqueles que comiam três ou mais porções de nozes por semana regularmente, e depois foram designados para a dieta mediterrânea mais o grupo de nozes. Este estudo sugere que as nozes têm um efeito promotor da longevidade mais forte do que o azeite. 11

Top sua salada com nozes e sementes em vez de azeite

Nozes e sementes, estão associados com níveis reduzidos de colesterol e proteção dramática contra doenças cardíacas coronárias e morte súbita cardíaca. 12-14 Uma vez que as gorduras ajudam a absorver os nutrientes dos vegetais, a substituição do azeite da sua salada por nozes e sementes reduz o risco cardiovascular e as calorias absorvidas, proporcionando o máximo valor nutricional da salada. 15 Além de aumentar a absorção de nutrientes em vegetais, nozes e sementes fornecem seu próprio espectro de micronutrientes, incluindo esteróis de plantas, minerais e antioxidantes. Além disso, várias sementes e nozes (linho, cânhamo, chia, nozes ) são ricas em ácidos graxos ômega-3 , benéficos para a saúde do coração e do cérebro. 16,  17 Algumas sementes – linho, chia e gergelim em particular – são ricas em  lignanas , estrogênios vegetais que protegem contra o câncer de mama. 18 Nozes e sementes também promovem um peso saudável e protegem contra o diabetes. 3 , 19-20 Asubstituição de curativos à base de azeite de oliva por curativos à base de vinagre, frutas e nozes é definitivamente o caminho a seguir. Nozes e sementes, não o óleo, mostraram uma proteção dramática contra doenças cardíacas. Precisamos obter mais de nossas gorduras desses alimentos saudáveis ​​e menos de óleos processados.

Referências

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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