Bebidas carregadas de açúcar aumentam o pior tipo de gordura em nossos corpos

por  Joel Fuhrman, MD

 

Existem dois tipos de gordura em seu corpo e cada um carrega seus próprios riscos. A localização da gordura corporal pode ser tão importante quanto a quantidade de gordura quando se trata de risco para a saúde.

 O tipo mais visível de gordura é a gordura subcutânea, localizada logo abaixo da pele. Exemplos são os “puxadores de amor” que os homens tendem a ter; para as mulheres, isso é muitas vezes perceptível nos quadris e coxas. Este tipo de gordura é fácil de ver e de agarrar.

Um tipo de gordura mais perigoso é a gordura visceral, que é muito mais profunda, em torno de órgãos internos, como o fígado, pâncreas e intestinos. Beber bebidas carregadas de açúcar, como refrigerantes, é um fator importante na obtenção de gordura visceral, que está associada a riscos mais graves para a saúde.

Um estudo de janeiro de 2016 da Circulation relatou que o consumo de bebidas açucaradas direciona preferencialmente o acúmulo de gordura visceral, acrescentando à longa lista de efeitos deletérios à saúde associados à soda e a outras bebidas açucaradas (SSBs). Este tipo de gordura é ainda mais diabetes e promoção da doença cardíaca.

Como parte do famoso Framingham Heart Study, homens e mulheres foram acompanhados por seis anos para observar a mudança no volume de gordura visceral. Isso foi determinado por tomografias computadorizadas que fornecem um método mais preciso para diferenciar a gordura visceral da gordura subcutânea na região abdominal, em comparação com a medida da circunferência da cintura, que inclui gordura subcutânea e visceral. 1

Durante o período de seis anos, houve um aumento na gordura visceral em todos os participantes, mas esse aumento foi maior naqueles que beberam pelo menos uma bebida açucarada por dia. O volume de gordura visceral foi 27% maior nos consumidores diários de SSBs em comparação aos não consumidores. O ponto mais interessante é que apenas o ganho de gordura visceral foi maior nos consumidores de SSB; O ganho de gordura subcutânea não foi diferente entre os grupos. 2

Diferença entre gordura visceral e subcutânea

A gordura é um tecido biologicamente ativo, e a gordura visceral é especialmente problemática, associada a vários fatores de risco cardiovasculares, incluindo hipertrigliceridemia, resistência à insulina, inflamação crônica, aumento de partículas pequenas de LDL e redução do colesterol HDL. Parcialmente isso parece ser devido à proximidade da gordura visceral ao fígado. Além disso, a gordura visceral parece produzir mais compostos pró-inflamatórios do que a gordura subcutânea. 1 , 3

Conforme definido pelo índice de massa corporal (IMC), cerca de um terço dos americanos são obesos. 4 A obesidade abdominal (definida como circunferência da cintura> 102 cm em homens,> 88 cm em mulheres) é ainda mais prevalente; 43,4% dos homens e 64,7% das mulheres são obesos abdominais, sugerindo que o excesso de gordura visceral é um problema muito comum. 5   Uma grande circunferência da cintura tem sido associada a resultados negativos, mesmo entre pessoas com números normais de IMC. Além disso, alguns estudos compararam dois grupos de pacientes obesos com a mesma gordura corporal total, mas com baixos ou altos níveis de gordura visceral. Os grupos de gordura visceral alta foram encontrados para ter evidência de maior resistência à insulina do que os grupos de baixa gordura visceral, indicando um maior risco de diabetes tipo 2. 1

 Como perder gordura visceral

Onde nossa gordura corporal é distribuída principalmente genética e varia de acordo com a idade e a etnia, mas podemos controlar quanta gordura corporal ganhamos. De acordo com as evidências atuais, a melhor maneira de perder gordura visceral é perder gordura. Qualquer perda de gordura total reduzirá a gordura visceral. 1 , 6

Uma dieta Nutritarian, meu estilo de alimentação recomendado, é projetada para ajudar as pessoas a quebrar seus vícios alimentares, atingir um peso saudável e nunca ganhar o peso de volta. Segmentação de alimentos que são ricos em nutrientes, evitando alimentos que promovem o armazenamento de gordura pode permitir que o corpo remova gordura perigosa, melhorar a circulação e prevenir ataques cardíacos, derrames e câncer. Para obter o máximo de resultados, não se trata apenas de evitar doces e reduzir calorias, mas sim de inundar o corpo com micronutrientes de suporte imunológico que facilitam o reparo e a cura. O exercício regular também pode ajudar a reduzir a gordura visceral.

 

Referências

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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