Comer Bagas Reduz Seu Risco De Ataque Cardíaco

 por  Joel Fuhrman, MD

As bagas são um dos meus super alimentos e são representadas pelo segundo “B” em G-BOMBS . Ricos em fibras e fitoquímicos e com baixo teor calórico, apresentam os mais altos índices do Índice Agregado de Densidade Nutricional (ANDI) de todos os frutos. Mirtilos , framboesas, morangos e amoras são vibrantemente coloridos com fitoquímicos antioxidantes, e são alguns dos alimentos antioxidantes mais altos existentes.

Os pigmentos vermelho-escuro, azul e roxo das frutas são produzidos por moléculas antioxidantes flavonóides chamadas antocianinas, que se concentram nas peles dos frutos. 1 Os flavonóides, incluindo as antocianinas, não são apenas antioxidantes; Acredita-se que eles tenham uma série de efeitos benéficos adicionais no corpo que não estão relacionados à sua capacidade antioxidante. Em meu livro, O Fim da Doença Cardíaca , cito vários estudos que mostraram que a alta ingestão de flavonóides está associada a consideráveis ​​reduções de risco (até 45%) para doenças coronarianas. 2-5

Pesquisas recentes destacam as propriedades cardioprotetoras das bagas

Um estudo de 2011 investigou o consumo de bagas em relação ao risco de pressão arterial elevada. Comparado a comer sem blueberries, apenas uma porção por semana diminuiu o risco de hipertensão em 10%. 6 , 7 Novas descobertas publicadas em janeiro de 2013 do Nurses ‘Health Study sustentam esses resultados com dados em mulheres mais jovens (idade 25-42 no início) que foram seguidas por 18 anos. Nestas mulheres, três ou mais porções semanais de blueberries ou morangos foi associada a um risco reduzido de ataque cardíaco de 34% em comparação com a menor ingestão de bagas. 8

Como as bagas e suas antocianinas coloridas protegem o coração e os vasos sanguíneos?

Estudos utilizando bagas ou fitoquímicos de frutos silvestres em participantes humanos ou em células humanas descobriram algumas das possíveis ações de proteção das bagas no sistema cardiovascular. Os flavonóides da baga parecem agir de várias maneiras diferentes para manter a saúde do coração. Em seres humanos, os pesquisadores descobriram que as bagas mitigavam o estresse oxidativo, diminuíam a oxidação do LDL (que ajuda a prevenir a produção de placa aterosclerótica), aumentavam a capacidade antioxidante do sangue e, em alguns casos, melhoravam os níveis lipídicos, a pressão arterial ou a glicose no sangue.

A maior ingestão de antocianinas e bagas está associada à redução da proteína C-reativa (PCR), sugerindo que as bagas podem conter a inflamação; Estudos adicionais confirmaram que as bagas têm propriedades anti-inflamatórias. Fitoquímicos da baga também podem aumentar a produção de óxido nítrico nos vasos sangüíneos, o que ajuda a regular adequadamente a pressão sangüínea. 1 , 9-12

Por que não amplificar esses benefícios comendo frutas a cada dia?

Se estudos observacionais mostraram uma redução de 10% no risco de hipertensão para uma porção de blueberries por semana, e uma redução de 34% no risco de ataque cardíaco de 3 porções de bagas por semana, imagine a proteção que é possível quando você come bagas todos os dias! Mesmo durante o inverno, podemos obter nossa dose diária de antocianinas de frutas congeladas. Lembre-se também que, além de promover a saúde do coração, as bagas também têm efeitos anti-câncer e fornecem proteção contra diabetes e demência . 13-16

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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