Estudo clínico confirma que o feijão é a fonte preferida de amido para diabéticos

 por  Joel Fuhrman, MD

Preocupações com a saúde: Doença Cardiovascular (DCV) , Diabetes
Feijão como a principal fonte de amido na dieta do diabético tem o potencial de causar um enorme impacto positivo em sua saúde a longo prazo. Os feijões são nutricionalmente superiores aos grãos integrais e devem ser a fonte preferida de amido para os diabéticos. – Eu ensinei isso por anos e muitas vezes chamei minhas recomendações dietéticas para diabéticos “a dieta de verduras e feijões” (saiba mais em meu livro O Fim do Diabetes ).

 Um estudo publicado pelo grupo de pesquisa Dr. David Jenkins ( h e desenvolveu originalmente o conceito de índice glicêmico) confirmou as vantagens de feijões sobre grãos inteiros, especialmente para os diabéticos. 1

Cento e vinte e um diabéticos tipo 2 foram divididos em dois grupos e alimentados com duas dietas diferentes por um período de três meses. Um grupo tinha uma “dieta de leguminosas com baixo índice glicêmico”, que enfatizava o feijão e outras leguminosas e o outro grupo tinha uma “dieta rica em fibras de trigo”, que enfatizava alimentos integrais de trigo e outros grãos integrais. O grupo de feijão foi instruído a consumir uma xícara / dia de feijão, lentilha ou outras leguminosas. O grupo de cereais foi instruído a consumir uma quantidade equivalente de um grão inteiro cozido ou pão de trigo integral, massas ou cereais diariamente.

A tabela abaixo resume as mudanças que ocorreram durante o período de três meses em cada grupo e se a melhoria no grupo de feijão foi significativamente maior do que no grupo de grãos:

  Grupo de Grãos Grupo de Feijão Maior melhora no grupo de feijão?
Ingestão de fibra (g / 1000 calorias) +1,9 +10 sim
Carga glicêmica da dieta total -5 -48 sim
HbA1c -0,3% -0,5% sim
Peso corporal (lbs.) -4,4 -5,7 sim
Glicemia em jejum (mg / dl) -7 -9 sim
Triglicerídeos (mg / dl) -9 -21 sim
Colesterol total (mg / dl) -2 -9 sim               
Pressão Arterial Sistólica (número superior, mmHg) Nenhuma mudança -4 sim
Pressão arterial diastólica (número inferior, mmHg) Nenhuma mudança -3 sim
Frequência cardíaca (batimentos / min) -0,6 -3,4 sim
Escore de risco de doença cardíaca coronária de 10 anos de Framingham -0,5 -1,1 sim

Fibra e carga glicêmica (GL)

Como é evidente a partir da tabela, o consumo de fibra do grupo de feijão aumentou mais e GL diminuiu drasticamente mais em comparação com o grupo de grãos. Isso destaca importantes diferenças nutricionais entre grãos e grãos integrais. Comparando o conteúdo de fibra, até grãos integrais intactos não chegam perto dos grãos. Além disso, grande parte do amido nos grãos é amido resistente e amido de digestão lenta, o que limita o efeito glicêmico geral do carboidrato nos grãos e é fermentado em compostos anticâncer no cólon. Os feijões também são mais ricos em amido resistente do que a maioria dos grãos.

Controle glicêmico

A hemoglobina A1c, ou HbA1c, é uma medida da porcentagem de hemoglobina no sangue que foi glica- nada (adicionou-lhe uma molécula de açúcar); quanto maior a glicose no sangue, mais glicação ocorre. O resultado da HbA1c é um indicador dos níveis de glicose no sangue nos últimos três meses. Após três meses nas dietas ricas em feijão ou enriquecidas com grãos, essa medida de controle glicêmico a longo prazo foi melhorada em ambos os grupos, mas uma melhora maior foi observada no grupo do feijão.

Embora possa parecer pequena, uma redução de 0,5% na HbA1c é realmente muito grande, considerando que uma A1c “saudável” (não diabética) está abaixo de 6,0%, e um nível diabético mal controlado é de 8,0% ou mais. Os autores observam que as reduções de A1c na faixa de 0,5-1% se traduzem em reduções de risco significativas para complicações como danos nos rins. 3 , 4 Uma pequena melhora na HbA1c (como a melhora de meio ponto aqui) é muito significativa, pois pode representar anos de vida ganhos ou perdidos.

Essas melhorias na saúde são cumulativas com outras mudanças na dieta que melhoram a HbA1c. Portanto, considere o efeito cumulativo de uma pequena melhoria da adição de mais grãos, juntamente com uma pequena melhoria da adição de bagas e verduras, e uma pequena melhoria do uso de nozes e sementes, bem como uma pequena melhoria de não beliscar. Todas essas pequenas melhorias que, a princípio, podem parecer apenas alguns décimos na HbA1c, cumulativamente, resultam em enormes benefícios e, para a maioria, no fim do diabetes.

Pressão arterial e risco de doença cardíaca

As pessoas que consomem mais feijão tendem a ter pressão arterial mais baixa (para não mencionar maior ingestão de fibras e minerais, menor peso corporal e menor circunferência da cintura). 5 Os feijões são ricos em fibras (especialmente fibras solúveis) e minerais, e baixos em GL – características que têm efeitos anti-hipertensivos. 1 , 6-10 A diminuição da pressão arterial no grupo de feijão melhorou significativamente seu escore de risco de Framingham calculado, uma estimativa do risco de doença cardíaca nos próximos dez anos. Esse é um ponto extremamente importante, já que a maioria dos diabéticos morre de doença cardíaca ou derrame. 11

Comparando dois grupos de alimentos saudáveis: os grãos são bons, os grãos são melhores.

Quando os diabéticos trocam a farinha branca, o açúcar e o arroz branco por grãos integrais, eles obtêm benefícios significativos para a saúde. Além disso, mesmo quando eles mudam de batata branca para grãos integrais, eles obtêm significativos benefícios glicêmicos e outros, uma vez que os grãos integrais têm um índice glicêmico comparativamente mais baixo e mais fibras do que a batata branca.

No entanto, este estudo mostra que quando os diabéticos dependem do feijão como fonte primária de carboidratos, eles obtêm ainda mais benefícios do que os grãos integrais. Esta é apenas mais uma evidência de como os grãos especiais estão em sua superioridade nutricional como uma fonte de carboidratos.

No programa de reversão do Fim do Diabetes , ao escolher fontes de carboidratos eu recomendo:

  • Sem farinha branca, arroz branco ou batata branca
  • Pequenas quantidades de grãos integrais
  • Mais feijões
  • Mais kiwi, bagas, romãs e abóboras

Todos com diabetes tipo 2 (e também tipo um) devem ler O Fim do Diabetes ou o Fim da Doença Cardíaca . No caso de um diabético tipo 2, eles poderiam resolver seu diabetes completamente, e no caso de um tipo um, eles poderiam reduzir suas necessidades de insulina em mais de 50 por cento, o que poderia evitar muito sofrimento e uma morte prematura.

Referências

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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