Exercício tem benefícios surpreendentes para o seu coração e cérebro

 por  Joel Fuhrman, MD

 

Exercício faz muito mais do que apenas queimar calorias. As calorias queimadas durante o exercício, a menos que você seja um atleta profissional, compõem uma porção muito pequena de nosso total de calorias queimadas durante o dia; o que comemos tem uma influência muito maior no peso corporal. Então, por que devemos nos preocupar em nos exercitar? A resposta é que queimar calorias é apenas um dos muitos benefícios do exercício.

Por exemplo, no capítulo intitulado “Excelência Nutricional, Não Drogas”, em meu livro O Fim das Doenças Cardíacas , discuto como o exercício é um componente importante na obtenção de uma saúde excelente: “Quando você muda para um estilo de dieta Nutritarian, corte o sal da sua dieta, exercite-se regularmente e perca peso, você remove a inflamação, reduz a aterosclerose e elimina a inflamação do endotélio. Em outras palavras, as causas da pressão alta são eliminadas e os vasos sanguíneos começam a se curar. ”

Os benefícios do exercício afetam todas as partes do corpo, incluindo:

O coração:

  • A atividade física regular reduz o risco de doença coronariana e diabetes em 30-50%. 1
  • Quando você se exercita, o músculo cardíaco também está se exercitando. Com o passar do tempo, o coração se torna mais eficiente, permitindo que a freqüência cardíaca de repouso diminua – benéfica, uma vez que uma frequência cardíaca alta em repouso é um fator de risco para mortalidade cardíaca. 2-3
  • O exercício regular ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, um dos principais reguladores da pressão arterial. Além de reduzir a pressão arterial, isso resulta em melhor fluxo sanguíneo para o músculo esquelético e para o coração. 4-5

O cérebro:

  • O exercício físico é um elevador de humor natural, mostrado ser tão eficaz quanto (e, claro, muito mais seguro que) drogas antidepressivas. 6-10
  • A atividade física tem sido consistentemente ligada a habilidades cognitivas e alerta mental. 6 Em adultos mais velhos, a caminhada regular mostrou diminuir o risco de comprometimento cognitivo, 11 e o treinamento de força também produz benefícios cognitivos. 12

O corpo inteiro:

  • A força muscular é o melhor preditor de força óssea – o exercício protege contra a osteoporose.
  • O exercício está associado à diminuição do risco de cânceres de cólon, mama e próstata, e acredita-se que isso se deva, em parte, a efeitos sobre o sistema do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1). 13
  • O exercício acumula as defesas antioxidantes do corpo. 4
  • Exercício aumenta o sono. 14-15
  • O exercício protege contra a inflamação crônica. 16

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julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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