Nozes do Mediterrâneo: Vencedor em Proteína e Nutrientes

 por  Joel Fuhrman, MD

Preocupações com a saúde: Colesterol
As pessoas da região do Mediterrâneo têm comido as nozes de Pinus pinea (também chamado pignolia) por milhares de anos. Há evidências de que pignolias foram comidas e usadas para fazer vinho na Roma antiga. 1 , 2

Existem mais de cem espécies de pinheiros, e vinte e nove destes produzem sementes comestíveis, conhecidas como pinhões. Embora todos os pinhões tenham excepcional valor nutricional, as pignolias da região do Mediterrâneo são nutricionalmente únicas entre os pinhões, graças ao seu alto teor de proteína e seu alto conteúdo de fitosteróis.

Todos os pinhões são fontes ricas de inúmeros minerais promotores de saúde, antioxidantes e fitoquímicos. Eles contém:

  • Teor excepcionalmente elevado de vitamina K 3
  • Altos níveis de vitamina E natural, um valioso nutriente antioxidante. 4
  • Fósforo, zinco, ferro não heme e manganês. 5
  • Um tipo distinto de gordura poliinsaturada chamada ácidos delta5-olefínicos. 6 Um desses ácidos graxos, o ácido pinolênico, tem demonstrado inibir o apetite em mulheres, aumentando a secreção de hormônios da saciedade. 7

A maioria dos pinhões disponíveis nos EUA é colhida de pinheiros que crescem na China, Coréia ou México. A composição nutricional destes pinhões é bastante diferente dos pinhões do Mediterrâneo, que são as sementes do Pinho da Pedra ( Pinus pinea ; também chamado de Umbrella Pine), nativo da Itália, Espanha e Portugal. O Pinho de Pedra é alto, chegando a 75 pés de altura, e os cones levam mais tempo para amadurecer do que qualquer outro pinheiro.

Benefícios adicionais do Mediterrâneo Pine Nuts

Para além dos benefícios para a saúde associados aos pinhões em geral, os pinhões mediterrânicos:

  • São mais baixas em calorias do que outros pinhões.
  • Tenha uma relação favorável de ômega-3 a ômega-6, quase dez vezes maior do que outros pinhões.
  • Contêm altos níveis de fitoesteróis redutores de colesterol; laço pignolias com pistácios para o maior teor de fitoesterol de todas as nozes.
  • Contém mais de duas vezes a proteína de outras nozes, incluindo outros pinhões.

O conteúdo proteico da pignolia torna-os especialmente úteis como suplemento nutricional para atletas, que têm necessidades protéicas acima da média. Isso também é útil para quem quer adicionar calorias ricas em nutrientes à sua dieta sem adicionar gordura excessiva.

Maior proteína de qualquer alimento vegetal

Com 34% de proteína em peso, os pinhões do Mediterrâneo são mais ricos em proteínas do que qualquer outro alimento vegetal, incluindo soja (10%), sementes de gergelim (18%), sementes de girassol (21%) e até sementes de cânhamo (33%). Pignolia são mais caras do que outras nozes e sementes, mas seu perfil nutricional as torna uma adição muito valiosa para a dieta de um atleta. 5 , 8-11

 

Pinhão (1 oz.) Nozes Mediterrâneo (1 oz.)
Forma Em forma de cone Longo e estreito
Calorias 190 160
Gordura total (g) 19 13
Proteína (g) 4 10
Ômega-3: Ômega-6 1: 300 1:31
Fitoesteróis (mg) 40 58

 

Como você diz a diferença entre o Mediterrâneo e outros pinhões? 
Os pinhões mais comumente disponíveis são em forma de cone, com coloração escura na extremidade menor, enquanto os pinhões mediterrâneos são longos, com um diâmetro uniforme. Pinhões do Mediterrâneo são extremamente raros em lojas nos EUA, mas você pode encontrá-los em nossa loja.

 

Foto de pinhões comunsNozes de pinho comuns

Foto de pinhões mediterrânicosNozes do Mediterrâneo

 

Aprecie os pinhões do Mediterrâneo como cobertura de sua salada, misturada ao seu batido, em uma mistura de legumes, em uma sopa, processada com ervas frescas no pesto ou apenas por conta própria

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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