Os ovos são saudáveis? Aprenda a verdade

 por  Joel Fuhrman, MD

Preocupações com a saúde: Colesterol

 

Os ovos são uma das fontes mais concentradas de colesterol na dieta americana, mas quanto o colesterol na dieta realmente afeta o colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas?

Quando um estudo investigou o consumo de ovos e o tabagismo em relação à placa aterosclerótica nas manchetes da artéria carótida, proclamou: “Gemas de ovo quase tão ruins quanto fumar”. Mas essa é uma avaliação válida dos dados? Vamos examinar toda a ciência sobre os ovos e doenças cardíacas para descobrir.

Muitos estudos têm investigado isso, e o consenso é que o colesterol na dieta eleva um pouco o colesterol total sérico, mas em um grau muito pequeno comparado com a gordura saturada ou trans da dieta. 1 , 2 O colesterol na dieta eleva o colesterol LDL sérico. Meta-análise de vários estudos mostrou que o colesterol dietético de ovos está associado a um aumento na proporção de colesterol total para colesterol HDL (“bom”), que é um indicador de aumento do risco cardiovascular. Esses pesquisadores relataram que o colesterol de 3-4 ovos por semana aumentaria a proporção de colesterol total para HDL para uma quantidade que aumentaria o risco de ataque cardíaco em 2,1%. 3Isso pode parecer um pequeno aumento no risco mensurável, no entanto tais estudos subestimam o risco, porque eles alimentam os ovos para aqueles que já comem uma quantidade significativa de produtos de origem animal. Se você já está em uma dieta que o coloca em alto risco para doenças cardíacas, acrescentar ovos adicionais só aumenta um pouco o risco, mas para uma pessoa que está comendo uma dieta flexitária, vegana ou nutricional, adicionar ovos provavelmente mostraria um aumento dependente da dose. no risco de doença cardíaca. Em outras palavras, seu risco aumentaria proporcionalmente à quantidade de ovos ingeridos. Além disso, o The Physicians ‘Health Study relatou um aumento de 23% no risco de morte naqueles que comiam mais de um ovo / dia. 4

De forma alarmante, esses estudos constataram consistentemente que os diabéticos (que já estão em risco aumentado) que ingeriram mais óvulos aumentaram muito o risco. O Nurses ‘Health Study, o The Health Physicians Follow-up Study e o Physicians’ Health Study relataram que diabéticos que comiam mais de um ovo / dia; dobraram sua doença cardiovascular ou risco de morte em comparação aos diabéticos que ingeriam menos de um ovo por semana.5,6 Um estudo grego de diabéticos relatou um aumento de cinco vezes no risco de morte cardiovascular em quem ingeria um ovo por dia ou mais. 7

Coletivamente a partir desses dados, podemos concluir que os ovos provavelmente só são perigosos em grandes quantidades (mais de um ovo / dia) para indivíduos saudáveis, mas podem ser mais problemáticos para populações em risco de doença cardiovascular, como os diabéticos. Curiosamente, comer cinco óvulos por semana ou mais também está associado a um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 (assim como o câncer de próstata). 8 , 9

Significativamente, em contraste, o tabagismo está muito claramente ligado a doenças cardíacas, derrame e morte. Estima-se que o consumo de cigarros cause mais de 400.000 mortes por ano apenas nos EUA , um terço dos quais relacionados a doenças cardiovasculares. 10

Para avaliar ovos, cigarros e placa carotídea, mil e duzentos pacientes responderam a questionários sobre sua dieta e estilo de vida e realizaram medidas ultrassonográficas da área total de placa de carótida, um forte preditor de eventos cardiovasculares futuros. 11  Os pesquisadores encontraram aumentos similares na área de placa com aumento de “maços-ano” de fumo (número de maços / dia multiplicado pelo número de anos de fumo) e “gema de ovo” (número de gemas / semana multiplicado pelo número anos consumidos).

É importante ressaltar que o consumo de gema de ovo e o histórico de tabagismo não foram significativamente correlacionados. Isso significa que as pessoas que comeram mais ovos não foram necessariamente as que mais fumaram. Desde que a área da placa carotídea aumentou mais acentuadamente com a idade da gema e anos-maço do que com a idade, os pesquisadores concluíram que ambos os fatores aceleram o desenvolvimento da placa.

O grupo com maior número de anos de gema de ovo (200 ou mais) teve desenvolvimento de placa equivalente a 2/3 do desenvolvimento de placa daqueles com maior número de anos-maço de tabagismo (mais de 40). Por exemplo, os dados sugerem que alguém que comeu quatro ou mais ovos / semana por 40 anos teria 2/3 da quantidade de placa como alguém que fumou um maço de cigarros por dia durante 40 anos, sendo outros fatores iguais.

Além disso, eles descobriram que os indivíduos que ingeriram mais de três ovos por semana, em comparação com menos de dois ovos / semana, tinham significativamente mais área de placa de carótida – mesmo após o controle estatístico de vários fatores, incluindo o colesterol sérico. Isso indica que os ovos podem aumentar o desenvolvimento da placa aterosclerótica de formas não relacionadas à elevação do colesterol sangüíneo.

Então, qual é a linha de fundo dos ovos? 
Os ovos contribuem com algumas vitaminas e minerais e são provavelmente uma das melhores escolhas quando se trata de alimentos de origem animal. 12 No entanto, não há vantagem nutricional para obter vitamina A / carotenóides, folato, minerais, etc. a partir de ovos, em vez de alimentos vegetais. Além disso, os ovos são extremamente ricos em proteína animal, o que não promove a saúde.

Embora estudos anteriores não tenham visto aumento do risco cardiovascular em indivíduos que ingeriram até um ovo / dia, este estudo identificou o aumento da placa na artéria carótida em indivíduos que ingeriram três ovos por semana ou mais. Levando em conta toda essa pesquisa, e comparando com as estatísticas preocupantes sobre o consumo de cigarros, “os ovos são quase tão ruins quanto fumar” é provavelmente um exagero. Por outro lado, os ovos podem ser mais prejudiciais à saúde cardiovascular do que os estudos anteriores sugeriram. Estudos maiores e de longo prazo ajudarão a determinar a magnitude do risco associado aos ovos.

Se você está em risco de doença cardiovascular, os riscos potenciais do consumo de ovos devem ser considerados. As associações de ovos com diabetes e câncer de próstata também devem ser consideradas. 
Aqueles com diabetes ou doença cardiovascular ou com alto risco para essas condições (excesso de peso ou colesterol alto) não devem comer ovos, embora seja improvável que 1-2 ovos por semana em um indivíduo magro e saudável que não esteja comendo muitos outros produtos animais seja prejudicial. .

Referências

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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