Os vegetais crucíferos ou a soja prejudicam a tireóide?

 por  Joel Fuhrman, MD

Preocupações com a Saúde: Câncer , Função da Tireóide , Hipotireoidismo
Existe um lado obscuro de alimentos saudáveis, como couve, brócolis ou qualquer vegetal crucífero, se você tem problemas de função da tireóide? E os alimentos de soja? Existe alguma razão para eliminar algum destes alimentos da sua dieta? De acordo com pesquisas científicas, a resposta é não: coma suas verduras e feijões para ter boa saúde (exceto em casos especiais, como observado).

Vegetais crucíferos

O medo de comer vegetais crucíferos ou que as pessoas com hipotireoidismo devem reduzir ou evitar o consumo de couve ou outros vegetais crucíferos (circulando na internet) é infundado e presta um desserviço à comunidade. Se você tem função tireoidiana normal ou hipotireoidismo, não há nenhum benefício para você evitar ou restringir a ingestão de vegetais crucíferos. 

Comer vegetais crucíferos não é opcional; é uma necessidade para a saúde ideal. Eles têm inúmeros benefícios anticâncer, uma alta proporção de micronutrientes para calorias e uma associação com redução do risco de morte prematura. 1 Um sistema imune que funcione eficazmente depende de seu consumo 2 e esses benefícios superam claramente o risco de uma modesta diminuição na função da tireoide, que só poderia ocorrer se a quantidade de ingestão de crucíferos brutos estivesse em um nível insanamente alto ou se a pessoa estivesse significativamente iodo deficiente. 

Vegetais crucíferos contêm compostos chamados glucosinolatos que são metabolizados em isotiocianatos (ITC). Os ITCs têm poderosos efeitos protetores contra muitos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, próstata, colorretal, bexiga e pulmão. 3-8 ) De fato, a ingestão de vegetais crucíferos tem sido associada a uma redução no risco de câncer de tireoide em metanálises. 9 a 12

Preocupações sobre potenciais efeitos negativos de vegetais crucíferos na função da tireoide surgiram de estudos em animais precoces, seguidos por achados que sugeriam que certos produtos de decomposição de fitoquímicos crucíferos poderiam interferir na síntese de hormônios tireoidianos ou competir com o iodo pela captação da tireoide. No entanto, isso é apenas um problema hipotético. O consenso científico é que vegetais crucíferos só poderiam ser prejudiciais para a função da tireóide em casos de ingestão muito alta acompanhada de deficiência significativa de iodo. 13 , 14

Preocupações semelhantes foram levantadas sobre os fitoestrógenos da soja, com um resultado semelhante. Para pessoas saudáveis, as evidências sugerem que o consumo regular de soja seria problemático apenas no contexto da deficiência de iodo. 15 , 16

Deficiência de iodo

O iodo é um componente dos hormônios da tireóide; quando o iodo é deficiente, o corpo é incapaz de produzir hormônios tireoidianos suficientes. A deficiência de iodo é uma preocupação para aqueles que seguem uma dieta saudável, baseada em vegetais, uma vez que não é naturalmente abundante em alimentos, exceto em frutos do mar e algas. O sal iodado é a principal fonte de iodo na dieta ocidental. 

Veganos e outros em dietas baseadas principalmente em vegetais podem ter baixa ingestão de iodo sem suplementação, especialmente se evitarem sal, sugerindo que a suplementação é apropriada. 17 , 18  Além disso, mulheres grávidas podem necessitar de uma quantidade maior de iodo do que a população em geral, devido às necessidades de iodo do feto. 19

Anos atrás, estudos com animais sugeriram o hipotético problema da tireoide ao comer quantidades muito grandes de vegetais crucíferos. 13  No entanto, nenhum estudo em humanos demonstrou uma deficiência na função tireoidiana de consumir vegetais crucíferos. 16 Apenas um desses estudos parece ter sido realizado até o momento; Nesse estudo, não foram observados efeitos sobre a função da tireoide em indivíduos que ingeriam 150 gramas de couve-de-bruxelas cozidas diariamente por quatro semanas. 20

Da mesma forma, tomar um suplemento de brócolis a cada 8 horas por 7 dias não afetou as medidas da função da tireóide em adultos saudáveis. 21 Vegetais crucíferos crus não foram investigados. No entanto, o único relato de caso que relaciona vegetais crucíferos a danos na tireóide sugere que seria quase impossível consumir alimentos crucíferos suficientes para prejudicar a tireóide. Este caso foi o de uma mulher de 88 anos que desenvolveu hipotireoidismo depois de ingerir 1-1,5 kg (2,2-3,3 libras) de bok choy cru todos os dias por vários meses; uma ingestão excessiva e irracional de crucíferos crus. 22  Em outras palavras, uma pessoa teria que consumir uma quantidade insana de crucíferos crus para ter um efeito negativo sobre a função da tireóide e ainda não pode causar um problema, a menos que o nível de iodo seja muito baixo.

Resultados recentes do Estudo de Saúde Adventista revelaram que os adventistas veganos eram menos propensos do que os adventistas oníricos a terem hipotireoidismo. 16  Da mesma forma, um estudo de 2011 com vegetarianos e vegans da região de Boston descobriu que os veganos tinham maior tiocianato urinário (indicativo de maior ingestão de crucíferos) e menor ingestão de iodo, mas nenhuma diferença na função tireoidiana, que estava dentro da faixa normal. 18

Fitoestrogênios de soja (isoflavonas)

A ingestão de isoflavona de soja está ligada à redução do risco de câncer de mama, câncer de próstata e doença cardiovascular. 15 , 23 Os fitoestrogênios de soja poderiam, teoricamente, interferir na síntese e no metabolismo dos hormônios tireoidianos, mas os efeitos não são considerados clinicamente relevantes em indivíduos saudáveis. Pelo menos 14 ensaios que registraram indicadores de função da tireóide em indivíduos saudáveis ​​com suplementação de soja foram publicados. Em geral, os efeitos nos parâmetros da tiróide foram modestos ou inexistentes. 24

Pacientes com hipotireoidismo diagnosticado podem precisar de um ajuste de dose para sua medicação de tireoide para acomodar a alta ingestão de soja, porque a soja pode diminuir a absorção da droga; no entanto, isso não requer evitar a soja. 15

Uma condição que pode exigir cautela em relação à soja é o hipotireoidismo subclínico. Hipotireoidismo subclínico significa que você não tem nenhum sintoma físico de hipotireoidismo. É caracterizada por níveis normais de tireóide periférica com um nível elevado de hormônio estimulante da tireóide (TSH). É comum que cerca de cinco a dez por cento das mulheres americanas na pós-menopausa atendam a essa definição. 15 Acarreta um risco de progressão para hipotireoidismo manifesto de 2-5% ao ano.

Apenas um estudo foi conduzido em uma população com hipotireoidismo limítrofe (subclínico), no qual 30 gramas / dia de proteína de soja em pó contendo uma dose baixa (2 mg) ou alta (16 mg) de fitoestrogênios de soja foram tomadas por 8 semanas, seguido por 8 semanas sem suplementação de soja, em seguida, uma mudança para a outra dose por 8 semanas. Apenas um pequeno número (6 de 60) no grupo de alta isoflavona demonstrou um leve agravamento de sua função tireoidiana. 25 No entanto, este estudo não examinou os efeitos do consumo de soja como edamame ou tempeh, soja em seu estado natural, mas usou um concentrado de proteína de soja em pó, que pode ter efeitos diferentes. Portanto, nenhuma conclusão clara pode ser feita.

De interesse foi que outros parâmetros de saúde melhoraram com a maior isoflavona contendo pó de soja, incluindo os níveis de resistência à insulina, pressão arterial e proteína C-reativa. Estes resultados sugerem que os fitoestrógenos da soja têm benefícios cardiovasculares, mas para um pequeno subconjunto de pessoas com função tireoidiana já comprometida, produtos excessivos de soja podem exacerbar essa condição. 25

Nota: Uma diferença importante entre soja e vegetais crucíferos: vegetais crucíferos devem ser consumidos todos os dias, enquanto soja é apenas um tipo de feijão, para ser consumido como parte de uma grande variedade de feijões e leguminosas em uma dieta Nutritarian. Todos os tipos de feijão ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer, não apenas a soja. Comer soja não processada ou minimamente processada 2-3 vezes por semana, como edamame tempeh e tofu (proteína de soja não isolada) é apropriado como parte de uma dieta Nutritarian. Pode haver um pequeno subgrupo de pessoas com baixa função tireoidiana que não devem ingerir quantidades excessivas de soja, mas é um bom conselho para todos, porque todos nós devemos ingerir uma variedade de feijões e outros alimentos naturais em nossa dieta, e não coma uma dieta centrada na soja.

Em conclusão, não há razão para temer comer soja ou vegetais crucíferos. De fato, é importante ter alguns crucíferos crus todos os dias. É claro que comer uma dieta de apenas vegetais crucíferos ou espremer grandes quantidades todos os dias não é sábio. No contexto de uma variedade saudável de vegetais, feijão (incluindo soja), frutas, nozes e sementes com exposição adequada ao iodo, não há preocupações de comer quantidades razoáveis ​​de verduras cruas crucíferas. Verdes cozidos não teriam o suficiente dos ITCs para ser um problema. Também é aconselhável certificar-se de que sua ingestão de iodo é adequadamente suplementada para aqueles que não comem regularmente algas marinhas ou frutos do mar. É importante lembrar que a atenção aos detalhes que garantem a excelência nutricional gera grandes dividendos para sua saúde futura.

Referências

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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