Produtos animais, o microbioma e doenças cardíacas

por  Joel Fuhrman, MD

Pare antes de comer carne vermelha: pode levar a doença

Embora os bifes, hambúrgueres e toda a carne vermelha sejam um cardápio popular, estudos revelam que o consumo de carne vermelha está associado a um risco elevado de doença cardiovascular e morte cardiovascular. 1-5  Assim como fumar cigarros já foi popular, mas agora é evitado, assim deve ser o caso de comer carne vermelha. Pesquisas científicas continuam mostrando que consumir carne vermelha pode ter efeitos prejudiciais profundos na saúde geral e na longevidade. É de vital importância que a carne vermelha seja substituída (ou pelo menos muito limitada) em nossa dieta por alimentos comprovadamente bons para nós.

Dados combinados do Estudo de Saúde das Enfermeiras e Profissionais de Saúde Estudo de acompanhamento, compreendendo mais de 120.000 pessoas, estima que cada porção diária (100 gramas – o que equivale a 3,5 onças ou ¼ libras de um T-bone) de carne vermelha aumenta o risco de morte cardiovascular em 18%. Por outro lado, a substituição de uma porção diária de carne vermelha por uma porção diária de nozes foi associada a uma redução de 30% no risco de doença coronariana. 2   Em outros estudos de longo prazo, a maior ingestão de proteína animal também foi associada a um maior risco de morte por todas as causas. 6

Dois fatores que associam a carne vermelha ao aumento do risco de doenças cardiovasculares são os altos teores de gordura saturada e ferro heme da carne vermelha. A gordura saturada alta é conhecida por elevar os níveis de colesterol total e LDL, e o excesso de ferro está associado ao estresse oxidativo, que promove a aterosclerose. 7-10 No entanto, os cientistas teorizam que propriedades adicionais de carne vermelha provavelmente estão envolvidas. 3

A carne vermelha e os ovos afetam o tipo de bactéria no nosso trato digestivo.

Pesquisas recentes descobriram outro mecanismo pelo qual a carne vermelha (assim como os ovos ) pode aumentar o risco cardiovascular – modulando as espécies de bactérias que povoam nosso trato digestivo.

É importante ressaltar que o que comemos determina quais espécies de bactérias se desenvolvem em nosso trato digestivo . Alimentos saudáveis ​​e ricos em fibras alimentam bactérias intestinais saudáveis, enquanto a alta ingestão de carne vermelha e ovos pode promover bactérias intestinais insalubres.  O microbioma intestinal (uma comunidade de bactérias) interage com as células da parede intestinal para exercer efeitos profundos sobre a nossa saúde. Micróbios benéficos produzem vitaminas, nos protegem contra micróbios causadores de doenças, promovem a função imunológica saudável, facilitam a extração de energia dos alimentos e quebram fibras e amido resistente em ácidos graxos de cadeia curta benéficos, que nos protegem contra o câncer de cólon. 11 , 12Alimentos vegetais saudáveis ​​e ricos em fibras fornecem uma fonte de energia (“prebióticos”) para o crescimento de bactérias benéficas. 13 , 14

A carnitina é derivada do aminoácido lisina e está envolvida na produção de energia, e é abundante em produtos de origem animal, especialmente carne vermelha. É encontrado em todas as células do nosso corpo e, embora exista pouca ou nenhuma carnitina nos alimentos vegetais, o corpo humano pode produzir carnitina adequada a partir de outros aminoácidos, lisina e metionina. Estudando camundongos, cientistas descobriram que a carnitina era metabolizada por bactérias intestinais, produzindo N-óxido de trimetilamina (TMAO), uma substância previamente mostrada em camundongos para promover o desenvolvimento da placa aterosclerótica. 15

Eles então tentaram confirmar esses achados com seres humanos. Analisando os níveis sangüíneos de carnitina e TMAO em humanos, eles descobriram que a combinação de alta carnitina e alta TMAO estava associada com maior probabilidade de doença cardiovascular ou eventos cardiovasculares (ataque cardíaco e derrame cerebral). Quando deram aos humanos suplementos de carnitina, curiosamente, descobriram que os onívoros produziam muito mais TMAO em resposta à carnitina do que os vegans e os vegetarianos. Além disso, as espécies de bactérias intestinais em onívoros eram diferentes daquelas em vegetarianos e vegans. Estes resultados sugerem que o consumo regular de alimentos contendo carnitina promove o crescimento de bactérias intestinais que podem metabolizar a carnitina em uma substância promotora da doença cardíaca. 16 a 18

Outras pesquisas descobriram que os níveis mais elevados de TMAO circulante são preditivos de um maior risco de mortalidade em pacientes com diabetes ou doença arterial coronariana, e uma maior quantidade de aterosclerose. 19-21

Um processo similar ocorre com a colina; como a carnitina, é metabolizada pelas bactérias do intestino em TMAO. 15 , 22 Os   ovos são especialmente ricos em colina, e a alta ingestão de colina ou ovo tem sido associada a doenças cardiovasculares ( particularmente em pessoas com diabetes ), 23-26 câncer de próstata e câncer de cólon. 27-30

Nosso padrão geral de dieta determina as bactérias que vivem em nosso trato gastrointestinal, e esta pesquisa indica que comer carne vermelha regularmente promove o crescimento de bactérias que produzem substâncias nocivas.

A pesquisa também indica que aqueles que consomem regularmente uma dieta saudável de alimentos vegetais integrais têm um microbioma mais saudável e, portanto, menos suscetíveis aos efeitos promotores da doença de refeições ocasionais com alto conteúdo de carnitina ou rica em colina. Estudos futuros continuarão a descobrir mais dessas ligações intrigantes entre dieta, bactérias intestinais e saúde.

Referências