Sopas são Super

  por  Joel Fuhrman, MD

 

Sopas são super alimentos em uma dieta saudável. Uma grande variedade de ingredientes nutritivos está disponível para fazer uma sopa para que até o comedor exigente possa ficar satisfeito. Sopas bom gosto, boa aparência, são fáceis no orçamento e, feito com os ingredientes certos, são saúde aumentando. Sopas, juntamente com saladas, são uma parte essencial da dieta Nutritarian , e por boas razões. Sopas e ensopados de legumes e feijão são ricos em nutrientes, saborosos e fáceis de preparar. Eles podem ser servidos como complemento a uma refeição ou como peça central.

Sopas podem ser facilmente cozidos a granel para fornecer vários dias no valor de sobras, conveniente ter em mãos em casa ou levar para o trabalho ou escola. Sopas e ensopados estão aquecendo, satisfazendo e saciando, e podem ampliar sua diversidade de nutrientes. Eles podem ser feitos a partir de uma variedade de ingredientes frescos, congelados ou até mesmo deixados e permitir a experimentação em uma panela, panela de pressão, fogão lento ou até mesmo em um liquidificador Vitamix ou outro de alta potência.

Sopas empilhadas com benefícios para a saúde

Como as sopas são levemente cozidas com uma base líquida, os nutrientes são retidos e alguns são mais absorvíveis. Muitos nutrientes, como vitamina B12, niacina, folato e uma variedade de minerais, são solúveis em água. Normalmente, com a cozedura à base de água, como a fervura, os nutrientes solúveis em água são lixiviados para a água de cozimento e descartados. No entanto, com sopas, o líquido e os nutrientes solúveis em água são retidos e consumidos.

  • Cozinhar sopa aquece, hidrata e suaviza legumes e feijão, o que aumenta drasticamente a digestibilidade potencial e absorção dos compostos nutritivos contidos dentro deles. Estudos recentes confirmam que o corpo absorve mais dos compostos anti- câncer benéficos , especialmente os carotenóides, especialmente a luteína e o licopeno, de vegetais cozidos em comparação com vegetais crus.
  • Os cientistas especulam que o aumento na absorção desses antioxidantes após o cozimento pode ser atribuído à destruição da matriz celular ou das bandas conectivas às quais estes compostos estão ligados.
  • Cozinhar legumes em sopas quebra a celulose dentro delas e altera as estruturas celulares das plantas, o que facilita a digestão.
  • Essa maneira de cozinhar também evita que os alimentos dourem e formem compostos tóxicos, como a acrilamida, que é formada em cozimento seco e em alta temperatura, como assar, fritar e grelhar , e é potencialmente cancerígena.

Cozinhando Sopas Saudáveis

Para uma nutrição superior, torne-se um especialista em fazer ótimas sopas.

Faça suas sopas com algumas das G-BOMBS : verduras, feijões, cebolas e cogumelos, que são alguns dos alimentos mais nutritivos do planeta e combinam tão bem em uma panela grande para uma refeição super nutritiva e saborosa!

Comece suas sopas com uma base de água e suco de vegetais frescos, como cenoura, aipo ou suco de tomate ou um caldo de legumes sem sal, com menos de 200 mg de sódio por xícara. Em seguida, adicione alguns feijões secos, pois eles levam mais tempo para cozinhar. Em seguida, adicione algumas cebolas , alho-poró ou outros membros da família Allium, vegetais verdes folhosos, outros vegetais que você tem em mãos e algumas ervas, especiarias ou frutas como salsa, pimenta preta ou limão. Veja o Eat to Live Cookbook para obter uma lista completa de ingredientes e receitas de sopa e ensopado “misture e combine”.

Inclua alguns vegetais crucíferos na mistura, como couve, bok choy ou repolho. Pique ou misture a maioria dos vegetais antes de adicioná-los ao pote para formar compostos organosulfurados nas cebolas e isotiocianatos (ITCs) nos vegetais crucíferos, que são fitoquímicos de combate a doenças muito importantes.

Leia mais sobre compostos de organossulfur e ITCs no capítulo 4 do The End of Dieting .

Misture uma pequena quantidade de nozes na sopa para fazer uma sopa mais cremosa. Com uma assinatura paga, você pode experimentar receitas em nosso Guia de Receitas. Algumas amostras de receitas de sopa, o Tomato Bisque ou o Creme de Sopa de Cogumelos da Floresta Negra , são clássicos da Nutritarian. Existem cerca de 1500 receitas no Guia de Receitas e mais de 200 delas são receitas de sopa e guisado!

Use estas e outras receitas para fazer uma variedade de sou, cozinhar uma panela grande de sopa pelo menos uma vez por semana e armazenar sobras em recipientes individuais, na geladeira por cinco dias ou mais no congelador.

Se você tiver tempo limitado para preparação de alimentos, talvez esteja interessado nas Sopas G- BOMBS do Dr. Fuhrman  , que são convenientes e especialmente úteis para viagens e trabalho. Desconfie de sopas enlatadas comercialmente disponíveis, pois elas geralmente têm alto teor de sódio.

Sopa está ligada! Rápidas, quentes, saborosas e nutritivas – sopas em todas as suas variedades são uma ótima maneira de experimentar os prazeres da dieta Nutritarian.

Para uma instrução fácil, consulte o nosso infográfico de sopa.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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