Vegetais crucíferos oferecem grande proteção contra o câncer

=  por  Joel Fuhrman, MD

Preocupações com a saúde: câncer , câncer de mama

 

Os cientistas da nutrição têm mostrado repetidamente que as pessoas que comem mais  alimentos vegetais naturais  – vegetais, frutas, legumes, nozes e sementes, etc. – têm menos probabilidade de serem diagnosticadas com  câncer . Mas todos os vegetais são igualmente protetores? Para vencer a guerra contra o câncer, devemos elaborar uma  dieta anti-câncer . O que é uma dieta anti-câncer, exatamente? Uma dieta anticancerígena é aquela que se concentra nos alimentos com os  mais poderosos  efeitos anti-câncer. Se comêssemos muitos desses alimentos todos os dias, inundaríamos nossos corpos com as substâncias protetoras contidas neles.

A família de vegetais crucíferos está cheia de super alimentos com poderosos efeitos anti-câncer – devemos comer vegetais desta família todos os dias. Esta família inclui vegetais verdes como couve e bok choy além de alguns vegetais não-verdes como a couve-flor. 

Vegetais crucíferos contêm glucosinolatos e em uma área diferente da célula, uma enzima chamada mirosinase. Quando misturamos, cortamos ou mastigamos esses vegetais, nós quebramos as células vegetais, permitindo que a mirosinase entre em contato com os glucosinolatos, iniciando uma reação química que produz isotiocianatos (ITCs) – potentes  compostos anti-câncer . Os ITCs demonstraram desintoxicar e remover substâncias cancerígenas, matar células cancerígenas e prevenir o crescimento de tumores. 1

Vegetais crucíferos e proteção contra o câncer

Estudos observacionais mostraram que comer vegetais crucíferos ricos em ITC protege contra o câncer – aqui estão alguns exemplos:

  • Vinte e oito porções de legumes por semana diminuíram o risco de câncer de próstata em 35%, mas apenas 3 porções de vegetais crucíferos por semana diminuíram o risco de câncer de próstata em 46%. 2
  • Uma ou mais porções de repolho por semana reduziram o risco de câncer pancreático em 38%. 3
  • Uma porção por dia de vegetais crucíferos reduziu o risco de câncer de mama em mais de 50%. 4

Os vegetais crucíferos são especialmente úteis para prevenir cânceres hormonais, como  o câncer de mama , porque alguns ITCs, como o indol-3-carbinol (abundante em brócolis, couve de Bruxelas e repolho), podem ajudar o corpo a excretar estrogênio e outros hormônios. 5 De fato, novas pesquisas mostraram efeitos anti-estrogênicos adicionais tanto do indol-3-carbinol quanto do sulforafano (mais abundantes em brócolis); essas ITCs atenuam os efeitos promotores de crescimento do estrogênio nas células do câncer de mama e do colo do útero. 5-7

Um nível profundo de proteção

Comer vegetais crucíferos produz isotiocianatos mensuráveis ​​no tecido mamário 8 , e estudos observacionais mostram que mulheres que consomem mais vegetais crucíferos têm menos probabilidade de serem diagnosticadas com câncer de mama: em um estudo chinês recente, mulheres que comiam regularmente uma porção de vegetais crucíferos por dia tinham um risco reduzido de 50% de câncer de mama. 4  Uma redução de 17% no risco de câncer de mama foi encontrada em um estudo europeu para aqueles que consumiam vegetais crucíferos pelo menos uma vez por semana. 9  Além disso, sobreviventes de câncer de mama que comem vegetais crucíferos regularmente têm menor risco de recorrência de câncer – quanto mais vegetais crucíferos eles comem, menor é o risco. 10

Dentro de um estilo alimentar geral denso em nutrientes, vegetais crucíferos podem nos fornecer um nível profundo de proteção contra o câncer. Não se esqueça: cortar, mastigar, misturar ou espremer vegetais crucíferos é necessário para produzir as ITCs anti-câncer.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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