Você diz tomate – Dizemos licopeno, um carotenóide protetor para combater o câncer, doença cardíaca

  por  Joel Fuhrman, MD

 

O licopeno faz dos tomates um alimento fundamental para combater o câncer, doenças cardíacas

Carotenóides  são uma família de mais de seiscentos fitoquímicos, incluindo alfa-caroteno, beta-caroteno, licopeno, luteína e zeaxantina. Os carotenóides são abundantes em vegetais e frutas verdes e amarelas alaranjadas e ajudam a defender os tecidos do corpo contra o dano oxidativo, que é um subproduto natural de nossos processos metabólicos. O dano oxidativo dos radicais livres contribui para doenças crônicas e envelhecimento. 1

Os níveis de carotenóides em sua pele são um bom indicador de sua saúde geral, porque esses níveis são paralelos aos níveis de fitoquímicos derivados de plantas em geral. Na minha prática médica, eu uso um método de teste de carotenóides para rastrear, de forma não invasiva, o progresso de meus pacientes à medida que eles adotam uma dieta Nutritarian . Em um estudo com mais de 13.000 adultos americanos, os baixos níveis sanguíneos de carotenóides foram encontrados como um preditor de morte prematura. Carotenóides totais inferiores, alfa-caroteno e licopeno no sangue estavam todos ligados ao aumento do risco de morte por todas as causas; de todos os carotenóides, o licopeno sanguíneo muito baixo foi o mais forte preditor de mortalidade. 2

O licopeno é o carotenoide de assinatura do tomate. O licopeno na dieta americana é 85% derivado de tomate. 3 O licopeno é encontrado circulando no sangue e também se concentra no sistema reprodutor masculino, daí seus efeitos protetores contra o câncer de próstata. 4 Na pele, o licopeno ajuda a prevenir os danos dos raios UV do sol, protegendo contra o câncer de pele. 5Em meu livro, O Fim da Doença Cardíaca , examino as muitas propriedades benéficas do licopeno: além de suas propriedades anticancerígenas, o licopeno também tem sido intensamente estudado por seus efeitos cardiovasculares benéficos.

Ligações entre o licopeno no sangue e doenças cardiovasculares

Muitos estudos observacionais fizeram uma conexão entre o licopeno sangüíneo mais alto e menor risco de ataque cardíaco. Por exemplo, um estudo em homens descobriu que o baixo teor de licopeno sérico estava associado ao aumento da placa bacteriana na artéria carótida e  triplicou  o risco de eventos cardiovasculares em comparação com níveis mais altos. 6-8 Em um estudo separado, as mulheres foram divididas em quatro grupos (quartis) de acordo com seus níveis de licopeno no sangue; As mulheres nos três quartis superiores tinham 50% menos probabilidade de ter doença cardiovascular em comparação com o quartil mais baixo. 9

Uma análise de 2004 dos dados do Physicians ‘Health Study descobriu uma redução de 39% no risco de AVC em homens com os níveis sanguíneos mais elevados de licopeno. 10  Novos dados de um estudo em andamento na Finlândia reforçaram essas descobertas com resultados semelhantes. Mil homens tiveram seus níveis de carotenóides no sangue testados e foram seguidos por 12 anos. Aqueles com os níveis mais elevados de licopeno tiveram o menor risco de acidente vascular cerebral – eram 55% menos propensos a ter um derrame do que aqueles com os níveis mais baixos de licopeno. 11 Dados anteriores deste mesmo grupo de homens descobriram que níveis mais altos de licopeno estavam associados a menor risco de ataque cardíaco também. 12

Como funciona o licopeno?

O licopeno é um antioxidante extremamente potente ; sua capacidade antioxidante é dita como sendo a do beta-caroteno e dez vezes a da vitamina E. 13 Diversos estudos que forneceram suplementos de tomate para voluntários descobriram que suas partículas de LDL eram mais resistentes à oxidação – a oxidação do LDL é um evento precoce na aterosclerose. formação de placa, e licopeno ajuda a evitar isso. 14-16 Outro estudo encontrou melhora da função endotelial após apenas duas semanas de uma dieta rica em tomate; função endotelial refere-se à capacidade do endotélio (o revestimento interno dos vasos sanguíneos) regular adequadamente a pressão arterial, e o dano oxidativo pode prejudicar a função endotelial. 17

Da mesma forma, um estudo controlado randomizado usando suplementos de licopeno em pacientes com doença cardiovascular também relatou melhora da função endotelial. Os pacientes designados para a suplementação com licopeno melhoraram a função endotelial (medida pelo fluxo sanguíneo do antebraço) em 63% após 8 semanas, enquanto o grupo placebo não obteve melhora. 13

O licopeno também possui ações não antioxidantes que podem proteger contra doenças cardiovasculares. Em primeiro lugar, há evidências de que o licopeno pode inibir a HMG-CoA redutase, a enzima responsável pela produção de colesterol (também a enzima que é inibida por estatinas que reduzem o colesterol). 18 Assim, como se poderia esperar, testes que acrescentaram produtos de tomate extra à dieta dos indivíduos reduziram seus níveis de colesterol no sangue. Uma meta-análise de 12 estudos descobriu que produtos suplementares diários de tomate (aproximadamente 1 xícara de suco de tomate ou 3-4 colheres de sopa de tomate) reduziram o colesterol LDL em 10% – este efeito é comparável a baixas doses de estatinas (sem risco de efeitos colaterais, é claro). 19O licopeno também tem várias ações antiinflamatórias e pode prevenir a proliferação excessiva de células musculares lisas vasculares, o que contribui para o desenvolvimento da placa aterosclerótica. 20 a 21

Aproveite seus tomates!

É claro que o licopeno não é o único nutriente no tomate – os tomates também são ricos em vitaminas C e E, beta-caroteno e antioxidantes flavonóis, para citar alguns. 3 Antioxidantes simples geralmente não exercem seus efeitos protetores sozinhos; Aprendemos esta lição a partir de ensaios clínicos de suplementos de beta-caroteno, vitamina C e vitamina E, que não reduziram o risco de doenças cardiovasculares. 22  São as interações entre fitoquímicos na complexa rede sinérgica contida nos alimentos vegetais que é responsável por seus efeitos sobre a saúde, e isso é algo que não podemos replicar em uma pílula.

De todos os carotenóides comuns na dieta, o licopeno tem o poder antioxidante mais potente, mas as combinações de carotenóides são ainda mais eficazes que qualquer outro carotenóide – elas funcionam sinergicamente. 23  O licopeno sanguíneo, como usado em muitos desses estudos, é simplesmente um marcador para a alta ingestão de produtos de tomate; níveis de alfa-caroteno e beta-caroteno igualmente altos são marcadores de ingestão de frutas e hortaliças de alto verde e amarelo-laranja. Frutas e legumes coloridos fornecem proteção significativa.

Em um determinado ano, um americano típico vai comer cerca de 92 quilos de tomates. 24  Aproveite os 92 quilos e até adicione um pouco mais! Adicione tomates crus frescos e suculentos à sua salada, tomates secos ao sol em cubos ou não-defumados a sopas e desfrute de molhos e sopas de tomate caseiros. Esteja atento ao teor de sódio do ketchup e outros produtos de tomate – escolha as versões com baixo teor de sódio ou sem sal. Tomates secos não salgados e sem sal também são ótimos. Tomates em cubos e esmagados em frascos de vidro são preferíveis aos latas, para evitar o disruptor endócrino BPA.

Também tenha em mente que os carotenóides são absorvidos melhor quando acompanhados de gorduras saudáveis ​​- por exemplo, em uma salada com um molho à base de sementes ou nozes. 25-26 O  licopeno também é mais absorvível quando os tomates são cozidos – uma xícara de molho de tomate contém cerca de dez vezes mais licopeno do que uma xícara de tomates crus e picados – então, coma uma variedade de tomates crus e cozidos em sua dieta diária. 27-28

Referências

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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