CBT & ACT: Ajude seus clientes a darem um pouco de espaço aos seus pensamentos

 

Uma das principais premissas da terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a ideia de que os pensamentos afetam os sentimentos e que, ao mudar nossas interpretaçõese pensamentos sobre e interpretações de situações ou eventos, podemos mudar nossas respostas emocionais. Às vezes, isso pode assumir a forma de desafiar a validade ou a precisão dos pensamentos, questionando se eles são verdadeiros ou não. Esse processo é eficaz para muitas pessoas e ajuda-as a reconhecer que suas interpretações, crenças e conversas pessoais não são precisas ou justas para eles.

Gerando, então, declarações mais positivas e verdadeiras, elas são capazes de sentir de maneira diferente sobre suas experiências. Por exemplo, em vez de se sentirem ansiosos concentrando-se em um improvável cenário de pior caso, os indivíduos podem reconhecer que o resultado mais provável é algo com o qual podem lidar, e suas preocupações ou preocupações se tornam muito mais controláveis. Uma das ferramentas essenciais para examinar e desafiar pensamentos em terapia cognitiva é aregistro de pensamento .

O registro de pensamento é usado para ajudar as pessoas a ver a relação entre suas experiências, pensamentos e emoções. Também ajuda as pessoas a identificar imprecisões potenciais em seus pensamentos e proporcionar uma oportunidade de mudar esses pensamentos para que sejam mais justos.

Apesar da ampla aceitação e eficácia demonstrada da TCC, para alguns indivíduos, o processo de desafiar seus pensamentos pode se sentir invalidante. Algumas pessoas acham que ficam presas no que parece ser um exercício acadêmico de tentar encontrar evidências a favor ou contra seus pensamentos. Mais recentemente, houve uma “terceira onda” de terapia (como Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT) que integra conceitos de atenção plena e aceitação para ajudar as pessoas a mudarem suas relações com seus pensamentos. À primeira vista, algumas pessoas (terapeutas e clientes) têm dificuldade em conciliar as abordagens baseadas na CBT e na aceitação, porque parecem estar em conflito (uma destinada a mudar os pensamentos enquanto a outra está focada em aceitá-las).

CBT & ACT: Integrando Diferentes Abordagens
No entanto, tanto a TCC como estas terapias mais recentes têm o efeito de ajudar as pessoas a verem os seus pensamentos mais como “eventos mentais”, sendo mais objetivos e dando mais espaço aos seus pensamentos.

A TCC é mais orientada para desafiar o conteúdo dos pensamentos, enquanto as terapias baseadas em aceitação e atenção estão mais focadas em se permitir coexistir com os pensamentos, sem necessariamente acreditar ou agir sobre eles, ou tentar mudá-los. Em ambos os casos, o indivíduo está mudando sua relação com seus pensamentos; muitas vezes isso significa colocar alguma distância entre eles e seus pensamentos. Uma das dificuldades que os clientes enfrentam frequentemente é levar seus pensamentos para a verdade e acreditar neles. Muitas vezes eles têm os mesmos pensamentos repetidas vezes, e essa repetição faz com que os pensamentos pareçam ainda mais verdadeiros. Seja mindfulness, aceitação,

Pacifica é uma implementação digital de uma abordagem integrada, ou seja, inclui elementos de terapia cognitivo-comportamental e abordagens baseadas em mindfulness. Pacifica inclui vários tipos diferentes de registros de pensamento com diferentes focos, alguns aprofundando-se mais em distorções cognitivas , com outro mais focado em orientar o usuário a gerar pensamentos alternativos , etc.

Além disso, há meditações guiadas focadas na conscientização e aceitação de pensamentos e emoções e conteúdo psicoeducacional que guia os usuários através do processo de uso das várias ferramentas. Pacifica usuários são capazes de selecionar quais abordagens e ferramentas são mais eficazes para eles e que se encaixam melhor suas necessidades e personalidade.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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