Inflexibilidade Psicológica: Uma Visão do Sofrimento

A concepção central da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é que o sofrimento psicológico é geralmente causado pela interface entre a linguagem humana e a cognição, e o controle do comportamento humano pela experiência direta. Defende-se que a inflexibilidade psicológica emerge da evitação experiencial, do entrelaçamento cognitivo, do apego de um eu conceituado, da perda de contato com o presente e da incapacidade resultante de tomar as medidas comportamentais necessárias de acordo com os valores centrais. Apoiada por um extenso programa de pesquisa básica sobre uma teoria associada de linguagem e cognição, a ACT considera que tentar mudar pensamentos e sentimentos difíceis como meio de enfrentamento pode ser contraproducente, mas alternativas novas e poderosas estão disponíveis, incluindo aceitação, mindfulness, defusão cognitiva, valores,

O modelo ACT

ACT é uma orientação para psicoterapia que se baseia no contextualismo funcional como filosofia e RFT como teoria. Como tal, não é um conjunto específico de técnicas. Os protocolos do ACT visam os processos de linguagem que se supõe estarem envolvidos na psicopatologia e sua melhoria, tais como:

  • fusão cognitiva – a dominação das funções de estímulo baseadas na linguagem literal, mesmo quando esse processo é prejudicial,
  • evitação experiencial – o fenômeno que ocorre quando uma pessoa não está disposta a permanecer em contato com determinadas experiências privadas e toma medidas para alterar a forma ou a frequência desses eventos e os contextos que os ocasionam, mesmo quando isso causa danos psicológicos.
  • a dominação de um eu conceituado sobre o “eu como contexto” que emerge de enquadramentos relacionais de tomada de perspectiva e deítico
  • falta de valores, confusão de objetivos com valores e outros problemas de valores que podem resultar da incapacidade de construir repertórios amplos e flexíveis
  • incapacidade de construir uma unidade maior de comportamento através do compromisso com o comportamento que se move na direção dos valores escolhidos

e outros processos desse tipo. Tecnologicamente, o ACT usa tanto técnicas tradicionais de terapia comportamental (definidas amplamente para incluir tudo, desde terapia cognitiva à análise do comportamento), quanto outras que são mais recentes ou emergiram de fora da tradição comportamental, como a desfusão cognitiva, aceitação, atenção plena. , valores e métodos de compromisso.

Suporte de pesquisa

A pesquisa parece mostrar que esses métodos são benéficos para uma ampla gama de clientes . O ACT ensina aos clientes e aos terapeutas a maneira de alterar a maneira pela qual as experiências privadas difíceis funcionam mentalmente, em vez de eliminá-las de todo. Esta mensagem de capacitação foi mostrada para ajudar os clientes a lidar com uma ampla variedade de problemas clínicos, incluindo depressão, ansiedade, estresse, abuso de substâncias e até mesmo sintomas psicóticos. Os benefícios são tão importantes para o clínico quanto para os clientes. O ACT demonstrou empiricamente aliviar rapidamente o esgotamento do terapeuta. Além disso, estamos aprendendo que esses mesmos processos nos ajudam a entender e a mudar uma variedade de outros problemas comportamentais, incluindo áreas como o preconceito humano, o desempenho no trabalho ou a incapacidade de aprender coisas novas.

Como você aprende e aplica o ACT à sua prática?

A lista de recursos abaixo é uma maneira excelente e de fácil acesso para aprender mais sobre o ACT, é um contexto teórico e filosófico. Recomendamos verificar essas páginas, pois elas fornecerão uma importante base de conhecimento. Também compilamos uma lista de maneiras de aprender sobre o ACT lendo livros do ACT, além de obter consultas de outras pessoas à medida que você começa a aplicar o trabalho à sua prática. Essa lista adicional de recursos também ajudará você a fazer isso.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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