O QUE É TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO?

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) de Hayes, Stroshal e Wilson (1999) faz parte das 
Terapias de Terceira Geração, sendo a mais completa dentro desta terceira onda de terapias. As 
terapias são caracterizados por estudo de Terceira Geração eventos psicológicos, incluindo 
distúrbios, como as interacções entre a pessoa e o ambiente, compreendido de acordo com o passado e 
o presente assunto.

 Essas terapias emergem devido à falta de conhecimento sobre o porquê da 
Terapia Cognitiva funcionar ou falhar, devido à existência de concepções de 
comportamento radicalmente funcionais e às investigações da função adaptativa que a linguagem e a função cognitiva desempenham.
pensando Essa abordagem ou perspectiva é chamada de contextualismo funcional, 
os métodos e técnicas de intervenção são geralmente mais indiretos e baseados na experiência completa de 
sentimentos e emoções. Portanto, fornece uma nova perspectiva sobre a psicopatologia.

Com base nessa base, o ACT visa mudar a maneira como nos relacionamos com nossos 
pensamentos e emoções negativas, através da aceitação psicológica do desconforto e do 
esclarecimento dos valores pessoais um do outro, aumentando assim a flexibilidade psicológica.

Através de metáforas, paradoxos e exercícios experienciais, a pessoa aprende a contatar
pensamentos, sentimentos, memórias e sensações, tanto temidas quanto outras. Diversos 
estudos mostraram que, se tentarmos reprimir pensamentos e emoções que geram 
desconforto e sofrimento, é essa repressão que gera sofrimento patológico, uma vez que sentir 
desconforto é natural e cumpre uma função adaptativa.

 Por outro lado, no processo de esclarecimento de valores, 
trata-se de definir com a pessoa quais coisas são importantes para sua vida, onde ele está e para 
onde quer ir se as barreiras dos pensamentos e emoções negativas não existissem, tanto em 
seus relacionamentos, como família, trabalho e social. A ACT procura, portanto, gerar o
condições para a pessoa “perceber” que o que ele está fazendo atualmente é na direção 
oposta ao que ele realmente quer.

O objetivo então será gerar um extenso e flexível repertório de ações que visem avançar em 
direção a objetivos subscritos em direções pessoalmente valiosas, contatando o presente 
plena e conscientemente.

O ACT afirma que a base dos distúrbios psicológicos é encontrada na linguagem que 
geramos, que produz pensamentos e sensações que sentimos como irritantes. Esse padrão 
de regulação verbal ineficaz é chamado de evitação experiencial e baseia-se em uma cultura que 
promove a “necessidade de se sentir bem” e, portanto, “suprime o desconforto”. Prazer e 
sofrimento são dimensões do mesmo continuum, um não existiria sem o outro e esta dimensão

expandir-se-ia pelo fato de ser verbal. A tarefa do terapeuta seria quebrar regras verbais não 
funcionais , como “parar de pensar”, “pensar em algo positivo”, “se não estou feliz, algo dá errado 
comigo”.

As principais técnicas utilizadas na ACT são o uso de metáforas, o uso de paradoxos e 
exercícios experienciais. Os primeiros são eficazes se contatarem 
a função de evitação da pessoa, e são fáceis de lembrar. No que diz respeito aos paradoxos, destaca-se a 
contradição de aplicar construções verbais a fenômenos não controláveis ​​e fornecer 
resultados paradoxais. Por exemplo, “Não tenha medo de falar em público”, o resultado 
obtido é o contrário, aumenta paradoxalmente esse medo.

 Exercícios experienciais 
tentam contatar o Eu no contexto em que nossas ações e pensamentos são dados,
Enquanto os eventos estão acontecendo, há uma parte de nós que permanece no tempo, que 
é mais do que aquilo que é sentido em um determinado momento. Uma vez conectado a essa parte, 
o cliente é exposto a eventos privados dessa posição. A experiência é mais eficaz do que 
argumentação ou discussão para mostrar os defeitos e problemas gerados pela linguagem.

Portanto, os elementos-chave em ACT seriam: 
1. A desfusão cognitiva: pensamentos, imagens, memórias e outras cognições não são 
regras que devem ser obedecidas, mas são parte de nós e podemos mudá-las para 
nosso próprio benefício.

2. Aceitação: mostrando ao paciente que as tentativas de controlar o desconforto só o 
levaram a aumentar seu sofrimento.

3. Entre em contato com o momento presente: faça um esforço consciente com o que 
está acontecendo “aqui e agora”, experimente o mundo de uma forma mais direta, para que as 
pessoas descrevam os eventos atuais, em vez de predizê-los e julgá-los.

4. I – Observador: observe que pensamentos e emoções são aspectos periféricos de 
nós, eles vêm e vão, mas eles não são a essência do que somos. É sobre observar quem 
realmente somos e mostrar que não somos o que pensamos.

5. Tratamento orientado para os valores: esclarecer o que é mais importante, que tipo de pessoa 
queremos ser, o que é significativo e o que queremos representar nesta vida. 
6. Compromisso com seus próprios valores: estabelecer metas guiadas por valores e envolver-se 
em ações efetivas para alcançá-los.

O ACT tem se mostrado eficaz em vários estudos de caso. ACT foi comparado com 
tratamentos cognitivos, tratamentos usuais, condições de placebo ou lista de espera (revisões)
em Hayes, 2004, 2004 e Hayes et al., 2004, Hayes e Strosahl, 2004). O ACT demonstrou ser melhor ou 
igualmente eficaz do que os tratamentos cognitivos no final dos tratamentos, mas os

ACT foram mostrados melhor no follow-up. Também tem sido eficaz na prevenção da cronicidade e 
alterando significativamente o curso de várias sequelas e sintomas. Estes resultados são mostrados 
na depressão, estresse no trabalho, sintomas psicóticos, TOC, ansiedade, fobia social, consumo de 
drogas, múltipla, esclerose psico-oncologia, tricotilomania, medos e preocupações, diabetes, 
epilepsia, dor e autólise crônica (Luciano Gutierrez e Páez-Blarrina, 2006).

A análise dos processos verbais de mudança implicados nos diferentes métodos é um trabalho 
iniciado anos atrás, mas ainda insuficiente (Barnes-Holmes et al., 2004; Luciano, Rodríguez y
Gutiérrez, 2004). Apesar dessas limitações que mostrou consistência na separação de 
pensamentos e sentimentos negativos e ações valiosas em pessoa (ver revisão em 
Hayes et al., 2004), o que implica uma mudança funcional desses processos psicológicos sem é 
a sua curta – impacto prazo (Luciano Gutierrez e Paez-Blarrina, 2006) reduzida.

Pessoalmente a força desta terapia particular e terapias de terceira geração 
, em geral, é a re – conceptualização do sofrimento prazo e considerado psicopatológicos, 
concebendo -o como parte de um processo mental normal em resposta a um contexto anormal.

Outro ponto-chave tem sido a recuperação dos valores filosóficos promulgados por 
numerosos estudos sobre o ser humano que consideram a dimensão do sofrimento-prazer como parte 
intrínseca da vida, além de serem necessários com uma função reguladora do organismo. 
Finalmente, verbalizar e esclarecer os valores pessoais de cada um torna possível orientar nossas 
ações em direção a objetivos valiosos.

A grande utilidade desta terapia não só serve para lidar com problemas como ansiedade, 
depressão, trauma, vícios, TCA … etc, mas os elementos de mindfulness são eficazes 
para quem quer melhorar seu desempenho no local de trabalho ou social . Além disso, a 
natureza breve dessa terapia torna a abordagem mais atraente para aqueles que desejam dominar a 
atenção para um propósito específico.

Devido à novidade desta abordagem, ainda existem poucos estudos experimentais que a colocam à 
prova e mostram suas limitações. No entanto, ACT promulga a experimentar a emoção e 
pensamentos e aprender a viver com eles encaminándote para onde você quer que vá, não 
, mas se são continuamente oprimido por nossas emoções e pensamentos sem 
uma gestão adequada irá não ser capaz de trabalhar tanto na direção nossos valores. Portanto, 
é sempre apropriado aprender estratégias que nos permitam um certo grau de regulação emocional.

Da mesma forma, o uso de técnicas como metáforas e paradoxos exige que a pessoa 
tenha um desempenho cognitivo e linguístico adequado que permita extrapolar
conteúdo dessas técnicas para a sua história pessoal, as pessoas com dificuldades de pensamento e 
linguagem não se beneficiariam com essa intervenção. Por exemplo, pacientes com 
esquizofrenia com fuga de cérebros, bloqueio de pensamento, pensamento circunstancial, tangencial ou 
perseverante.

Ele é muito a maneira à esquerda para ir para a terapia de Terceira Geração, mas isso é 
inegável a sua grande contribuição para o mundo da psicologia deixando processos de estigmatização e patologizante 
que são normais e necessárias em humanos.

“Monica Loren, psicóloga na prática em NB Psychology”

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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