Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) por Steve Hayes

A terapia de aceitação e compromisso , ou ACT (por sua sigla em Inglês: Terapia de Aceitação e Compromisso) , é uma das abordagens têm surgido nos últimos anos sofreu um maior desenvolvimento e tem maior evidência empírica.

Enquadrado nas novas terapias do comportamento, surge como um modelo de trabalho contextual, que inclui elementos de abordagens muito diversas, da terapia cognitiva, através da atenção plena, como caracteriza as terapias de terceira geração. Desenvolvido pela primeira vez por Steve Hayes nos Estados Unidos, provou ser eficaz para vários distúrbios, de depressão a transtornos de ansiedade, e é especialmente útil no tratamento de doenças relacionadas à dor crônica.

Uma breve introdução às terapias da “terceira onda”

Antes de explicar o que é a Terapia de Aceitação e Compromisso , penso que é aconselhável explicar brevemente o quadro em que surge dentro da história da psicologia.

Quando dizemos ” Terapias da Terceira Onda “, ou ” terceira geração “, estamos falando de um novo grupo de terapias que surgem ao mesmo tempo e compartilham perspectivas semelhantes. Da mesma forma que as terapias de segunda geração , as terapias cognitivas , bebiam da teoria comportamental, as novas terapias de que falo nasceram da tradição da Teoria do Comportamento Cognitivo .

Caracterizam-se porque, em vez de se concentrarem no conteúdo dos pensamentos, sua frequência ou intensidade colocam o foco no contexto e na função que os eventos psicológicos, como pensamentos ou emoções, têm para cada pessoa . Portanto, nos últimos anos o termo “Terapias Contextuais Cognitivo-Comportamentais” está ganhando terreno contra as Terapias da Terceira Geração.

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Terapias de Terceira Geração

 

Como diz Steve Hayes, pai do ACT, terapias de terceira geração

 “Tendem a buscar a construção de repertórios extensos, flexíveis e eficazes, ao invés de cuidar da eliminação de problemas claramente definidos, destacando questões que são relevantes tanto para o clínico quanto para o cliente . A terceira onda reformula e sintetiza as gerações anteriores de terapia cognitiva e comportamental e as conduz a questões, questões e domínios previamente e principalmente dirigidos por outras tradições , na esperança de melhorar tanto a compreensão quanto os resultados “.

ATO, Steve Hayes e o nascimento de uma nova teoria

Aconteceu em muitas outras ocasiões, que como resultado de intenso sofrimento, nasceram teorias que mudariam o desenvolvimento da psicologia. Aconteceu com Milton Erickson, que teve uma longa história de problemas médicos ao longo de sua vida; Aaron Beck e sua infância difícil, etc. No presente caso, eles foram sofreu ataques de pânico desde 1978 que levou a Steve Hayes para desenvolver uma das teorias que tem despertado mais interesse nos últimos anos: a terapia de aceitação e compromisso, ou ACT.

Como você pode ver na palestra do TED que você pode ver a seguir, quando ele começou a “sofrer” os ataques de pânico, ele fez o que sua mente racional lhe pediu para fazer: lutar contra eles; negá-los; esconder deles. Mas os ataques continuaram com intensidade e dor crescentes, até que o foco com o qual ele os confrontou mudou. Em vez de fugir da dor, ele “experimentou”. E é que um dos pilares de sua teoria é precisamente: a aceitação da dor como um aspecto natural da experiência humana. Uma vez que ele fez sua promessa “eu não vou fugir de mim mesmo”  foi quando ele poderia começar a avançar.

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Quando Hayes começou a sofrer seus ataques de ansiedade, a CBT era a teoria de referência. O que eles teriam pedido a ele seria tentar atacar e substituir seus pensamentos e crenças negativas por outros mais adaptativos e realistas. Mas ele percebeu que isso não funcionava para ele, e ele se propôs a fazer algo diferente: não mudar o conteúdo de seus pensamentos, mas mudar a maneira como ele se relacionava com eles, de modo que não controlassem suas ações.

Muito simplesmente, se por exemplo, uma criança vai para a terapia, porque ele acha que “todas as meninas encontrar-me repugnante” , a partir de uma abordagem cognitivo-comportamental, este pensamento incapacitante iria questionar: Você realmente todas as vezes que falei com uma menina Você achou desagradável?  Não pode ser que às vezes tenha sido assim e às vezes não?  O que Hayes propõe é mudar a maneira como nos relacionamos com esses pensamentos por meio de  práticas inspiradas pela meditação , que nos permitem observar os pensamentos como algo que acontece fora de nós, sem nos enredarmos neles . 

O ACT tenta tirar o poder dos pensamentos.

Pensamentos

Outro aspecto interessante da terapia é que considera que muitos dos distúrbios psicológicos vêm do esforço para reduzir sua intensidade. A pessoa que sofre um distúrbio psicológico experimentará o que é chamado na psicologia da evitação experiencial (ele será capaz de fugir da dor). A evitação é mantida principalmente por dois motivos. No início, porque qualquer comportamento que realizamos para escapar da dor, e que consegue nos distanciar dela, será reforçado(por exemplo, alguém que sofre de agorafobia e evita ir para fora.) Ficar em casa proporciona alívio, para que não desapareça, mas isso só agrava o problema). Uma segunda variável é de natureza sociocultural e tem a ver com crenças transmitidas através da linguagem. Por exemplo, alguém que passa por uma depressão provavelmente vai enfrentar pessoas que dizem coisas como: ” você tem que se concentrar nas coisas boas da vida “, ” você deve tentar não pensar em coisas tristes “, especialmente em uma sociedade como nosso que tende a varrer para baixo do tapete as emoções “feias” como Enrique nos disse em seu post ” A ditadura da felicidade “.

 

ATO: aspectos fundamentais da teoria

Existem 6 pilares em que a terapia é baseada:

Aceitação

A aceitação começa com o reconhecimento como algo normal e normal do desconforto, emoções negativas ou sentimentos que são desagradáveis ​​para nós. É sobre não fugir ou mascarar a realidade, por mais dolorosa que seja. O principal objetivo da ACT é entender que nossa vida é significativa e valiosa mesmo quando sofremos .

Fusão cognitiva (em oposição à fusão cognitiva)

Significa desativar o poder da linguagem, pensamentos e outras cognições. Por exemplo, uma pessoa que tem problemas no trabalho  “eu sou inútil”  e esse pensamento pode vir a dominar sua vida e seus relacionamentos causando um desconforto intenso.  O ACT tenta fazer com que os pacientes entendam que os pensamentos são apenas pensamentos e, em nenhum caso, são fatos . Entendê-los, portanto, nos traz uma grande libertação, não estando sujeitos a leis auto-impostas que, com formas monstruosas, guiam nossas decisões.

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Pensamentos

Eu em perspectiva

Intimamente relacionado à defusão cognitiva, seria o próximo passo. Uma vez que entendemos que não somos o que pensamos ou o que sentimos, significa ver a nós mesmos como observadores de nossa existência, seja agradável ou desagradável. Todas as coisas que sentimos, medo, dor, raiva, felicidade, etc., são aspectos periféricos de nós mesmos, mas em nenhum caso nossa essência.

Momento presente

Implica um esforço para experimentar o que acontece conosco, em oposição à evitação experiencial explicada anteriormente. Na terapia, quatro etapas seriam distinguidas:

  • Observe a presença de desconforto.
  • Identifique-o com um rótulo verbal.
  • Deixe-o estar olhando de longe.
  • Entre em contato com ela, disposto a experimentar a experiência como ela é.

 Identificação com valores

Uma das partes mais importantes do ACT é descobrir em que pessoa você quer se tornar? O que é significativo para nós? Embora nas terapias comportamentais tradicionais o objetivo fosse a eliminação do desconforto, pensamentos negativos, emoções incapacitantes … no ACT é necessário estabelecer um objetivo vital que surge após aceitar e integrar o sofrimento. Quando alguém sofre um distúrbio psicológico, é comum sentir que perdeu as rédeas de sua vida, e a terapia deve levá-lo a se encarregar disso novamente, escolhendo a direção que ele quer seguir.

Compromisso com a ação

Como você pode prever, isso não é um trabalho simples. Isso requer aprofundar a dor, e isso só pode ser feito se houver um forte compromisso por parte da pessoa em fazê-lo.

ACT: evidência empírica

Terapia de aceitação e compromisso tem sido usada para tratar distúrbios muito diversos, de depressão, através de vícios, transtornos de ansiedade, psicose, etc. tendo os mesmos resultados que o TCC. É postulado como uma das alternativas mais interessantes quando se lida com a dor crônica. Ao lidar com doenças crônicas, é a aceitação do sofrimento que reduz o impacto que ele tem na vida do paciente.

Sendo uma terapia nascida da tradição comportamental, é um pouco difícil saber qual parte dela é responsável pelo seu sucesso. A TCC tenta agir sobre a frequência de cognições negativas, enquanto o TCA ataca diretamente sua credibilidade. Dessa maneira, a linguagem perde sua literalidade, o que poderia explicar por que ela funciona em casos de psicose, já que as alucinações perderiam credibilidade.

Outros trabalhos demonstraram que é a flexibilidade psicológica que essa terapia promove, entendida como a capacidade de estar aberto a experiências presentes, adaptando nosso comportamento com base em nossos valores pessoais , o que favorece o sucesso terapêutico.

Fontes:

  • Entrevista: A Terceira Onda da Terapia , publicada na revista Time, em fevereiro de 2006.
  • Lições de Terapia Comportamental Vallejo Pareja, Miguel Ángel; Comeche Moreno, María Isabel. Edições Dykinson. 2ª edição de 2016.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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