terapia de aceitação e compromisso (ACT) é um tipo de terapia que está incluído dentro dos assim – chamados terapias de terceira geração que surgiram entre 80 e 90 no do Estados Unidos e fazem parte dos modelos terapêuticos comportamentais e cognitivas.

Enquanto terapias de primeira e segunda geração focado e (foco) sobre o combate pensamentos automáticos ou causando desconforto e substituí-los com supostamente mais adaptativa, terapias de terceira geração enfatizar o diálogo e contexto funcional e procurar aceitação e a atitude sem julgamento como forma de encontrar bem-estar.

Quais são as terapias de primeira e segunda geração

As terapias da terceira geração ou da terceira onda pertencem a terapias comportamentais. Para entender o que são essas terapias, primeiro falarei sobre terapias de primeira e segunda gerações.

As terapias de primeira geração (60s) são as terapias que nasceram com o objetivo de superar as limitações da  terapia psicanalítica , dominante na época. Quando falamos de terapias de primeira geração, estamos falando sobre o  condicionamento clássico de Watson e o  condicionamento operacional de Skinner . Este tipo de terapias foi útil para tratar, por exemplo,  medos ou fobias , e foi baseado nos princípios de condicionamento e aprendizagem.

No entanto, nem o modelo consociacional de aprendizagem e de estímulo-resposta característica paradigma de Watson, nem mesmo o progresso experimental Skinner foram eficazes no tratamento de certos problemas psicológicos que tiveram algumas pessoas. Em seguida, veio o segundo – terapias geração (70), que são principalmente a  terapia cognitivo-comportamental (TCC) , por exemplo,  Rational Emotive Therapy (RET) por Albert Ellis e  Cognitive Therapy Aaron Beck , que eles consideram o pensamento ou a cognição como a principal causa do comportamento humano e, portanto, dos  distúrbios psicológicos .

No entanto, a segunda onda de terapia comportamental continuou (e continua) utilizando técnicas e procedimentos da primeira geração e, portanto, concentrar-se na modificação, apagamento, evitação e, em última análise, de alteração de eventos particulares (pensamentos , crenças, emoções, sentimentos e até mesmo as próprias sensações corporais).

Em outras palavras, essas formas de terapia giram em torno da idéia de que, se a razão para o comportamento é o evento privado, ele deve ser modificado para alterar o comportamento. Essa premissa é amplamente aceita hoje, a qual, no presente, traz como conseqüência o que é socialmente estabelecido como comportamento normal e correto ou como  doença mental . Algo que se encaixa perfeitamente com um modelo médico-psiquiátrico e até mesmo farmacológico.

O que caracteriza as terapias de terceira geração

Terapias terceira geração surgiu na década de 90 , e diferente do último porque eles se concentram distúrbios de um contextualista, perspectiva funcional, e seu principal objetivo é não para reduzir os sintomas apresentados pelo paciente, mas para educar e redirecionar sua vida de uma maneira mais holística. Eles baseiam-se na ideia de que o que causa desconforto ou ansiedade não são os eventos, mas como associamos as emoções a eles e como nos relacionamos com eles. Não se trata de evitar o que nos causa sofrimento, porque isso pode ter um efeito rebote (como muitas investigações indicam), mas a situação ideal é aceitar nossa própria experiência mental e psicológica e, assim, reduzir a intensidade dos sintomas.

Às vezes pode ser estranho trabalhar neste tipo de terapias, que convidam a pessoa a ver, graças a diferentes técnicas (exercícios experienciais, metáforas, paradoxos, etc.), que aquilo que é social ou culturalmente aceito provoca uma tentativa de controle. seus eventos privados que em si é problemático. Esse controle não é a solução, mas é a causa do problema .

A importância do contextualismo funcional

Um aspecto das terapias de terceira geração que se destacam é que elas são baseadas em uma perspectiva funcional e contextual das patologias , o que é chamado de contextualismo funcional. Ou seja, o comportamento do indivíduo é analisado a partir do contexto em que ocorre, pois se ele é descontextualizado, não é possível descobrir sua funcionalidade.

Por um lado, é interessante saber como a pessoa se relaciona com o contexto de acordo com sua história e circunstâncias atuais, sempre levando em conta o comportamento verbal e o esclarecimento de valores. Comportamento verbal é o que o paciente diz para si mesmo e para os outros, mas não é importante por causa do conteúdo, mas por causa de sua função. Um paciente pode dizer que se sente constrangido e que fica muito envergonhado quando precisa falar em público. O importante é não saber se você se sente envergonhado ou autoconsciente, o objetivo é saber se essa maneira de pensar está te fazendo bem ou se está doendo.

Além disso, as terapias de terceira geração não distinguem o comportamento observável e privado, já que este último também é valorizado pela funcionalidade.

Terapia de Aceitação e Compromisso

Sem dúvida, uma das terapias conhecidas terceira geração é a aceitação e compromisso terapia (ACT), o qual tem como objectivo criar uma vida rico e significativo para o paciente, aceitando a dor que inevitavelmente a acompanha .

O ACT é apresentado como uma alternativa à psicologia tradicional e é um modelo de psicoterapia que é cientificamente apoiado e que utiliza diferentes técnicas: paradoxos, exercícios experimentais, metáforas, trabalho com valores pessoais e até mesmo treinamento em atenção plena. Tem suas fundações na Teoria da Estrutura Relacional (RFT) , por isso é enquadrado em nova teoria da linguagem e cognição.

A linguagem humana pode nos transformar, mas também criar sofrimento psicológico. Por isso é necessário para trabalhar com os significados da linguagem, as suas funções e sua relação com eventos privados (emoções, pensamentos, memórias …). Em adição, a auto – descoberta e esclarecimento de valores são elementos essenciais para este tipo de terapia em que o paciente deve perguntar e questionar que tipo de pessoa quer para ser, o que é verdadeiramente valioso na vida e do que crenças e valores atos.

Compromisso com nossos valores

Se olharmos ao redor, isso parece claro que muito do nosso sofrimento é determinado por nossas crenças do que é certo ou errado , crenças que são culturalmente aprendidas e são informados pelos valores promovidos pela sociedade ocidental. Enquanto a maioria das terapias vê o sofrimento como algo anormal, o ACT entende que o sofrimento faz parte da própria vida. Por isso se diz que o ACT questiona a ideologia social e modelos saudáveis e normais, em que a felicidade é entendida como a ausência de dor, ansiedade ou preocupações.

ACT, que em Inglês significa “ato”, enfatiza a tomada de medidas eficazes guiados pelos nossos valores mais profundos em que estamos totalmente presentes e engajados.

Princípios deste tipo de terapia

O ACT usa alguns princípios que permitem que os pacientes desenvolvam a flexibilidade mental necessária para melhorar seu  bem-estar emocional . 

Estes são seis:

1. Aceitação

Aceitação significa reconhecer e aprovar nossa experiência emocional , nossos pensamentos ou nossos sentimentos. Tem a ver com nos tratar com carinho e compaixão, apesar de não sermos perfeitos. Não devemos lutar contra nossos eventos privados ou fugir deles.

Na realidade, a aceitação da situação presente contribui para muitos dos aspectos da nossa vida que percebemos como problemas deixam de ser, diminuindo assim o nível de ansiedade e os fatores de desconforto associados a ela.

2. Difusão cognitiva

Trata-se de observar nossos pensamentos e cognições como o que eles são , pedaços de linguagem, palavras, imagens, etc. Simplesmente observe e deixe ir sem julgá-los. Desta forma, uma visão distanciada e mais racional das coisas é adotada.

3. Experiência atual

O presente é o único momento em que podemos viver . Estar no aqui e agora com uma mente aberta e plena consciência, participar plenamente com a devida atenção ao que está acontecendo em nós e ao nosso redor é a chave para o nosso bem-estar.

4. O “eu observador”

Significa distanciamento do eu conceituado , isto é, do apego às nossas próprias narrações. Da perspectiva do eu como observador, vemos as coisas do ponto de vista não crítico.

5. Clareza de valores

O ACT exige um trabalho de autoconhecimento que nos permite esclarecer nossos valores das profundezas da alma . O que é verdadeiramente valioso para nós? Onde queremos ser ou realmente ir? Estas são algumas das perguntas que precisam ser respondidas. Claro, sempre honestamente.

6. Ação comprometida

A direção que seguimos deve sempre ser determinada por nossos próprios valores e não por imposições sociais. Temos que nos envolver em ações significativas para nós mesmos. Desta forma, é muito mais provável que nos comprometamos com nossos projetos e os façamos progredir no ritmo que desejamos.

Referências bibliográficas:

  • Hayes, SC (2004). Terapia de aceitação e compromisso, teoria do quadro relacional e a terceira onda de terapias comportamentais e cognitivas. Terapia Comportamental, 35, 639-665.
  • Luciano, MC e Valdivia, MS (2006). A aceitação e terapia de compromisso (ACT) .Fundamentos, características e evidências. Papers of the Psychologist, 27, 79-91.