Terapia de Aceitação e Compromisso

O que é terapia de aceitação e compromisso?

Terapia de aceitação e compromisso (ACT) é uma abordagem orientada para a ação de psicoterapia que decorre da terapia comportamental tradicional e terapia comportamental cognitiva . Os clientes aprendem a parar de evitar, negar e lutar com suas emoções internas e, em vez disso, aceitam que esses sentimentos mais profundos são respostas apropriadas a certas situações que não devem impedi-los de avançar em suas vidas.

Com esse entendimento , os clientes começam a aceitar seus problemas e dificuldades e se comprometem a fazer as mudanças necessárias em seu comportamento, independentemente do que esteja acontecendo em suas vidas e de como se sentem a respeito.

Quando é usado
O ACT tem sido usado com eficácia para ajudar a tratar o estresse no ambiente de trabalho , testar a ansiedade , transtorno de ansiedade social , depressão , transtorno obsessivo-compulsivo e psicose. Ele também tem sido usado para ajudar a tratar condições médicas, como dor crônica , abuso de substâncias e diabetes.

O que esperar
Trabalhando com um terapeuta, você aprenderá a ouvir sua própria conversa interna ou a maneira como fala especificamente sobre eventos traumáticos , relacionamentos problemáticos , limitações físicas ou outras questões. Você pode então decidir se um problema requer ação imediata e mudança ou se pode – ou deve – ser aceito pelo que é enquanto você aprende a fazer mudanças comportamentaisisso pode afetar a situação.

Você pode olhar para o que não funcionou para você no passado, de modo que o terapeuta possa ajudá-lo a parar de repetir padrões de pensamento e comportamentos que estão lhe causando mais problemas a longo prazo. Depois de ter enfrentado e aceitado seus problemas atuais, você se compromete a parar de lutar contra seu passado e suas emoções e, em vez disso, começará a praticar um comportamento mais confiante e otimista , com base em seus valores e objetivos pessoais .

Como funciona
A teoria por trás do ACT é que não é apenas ineficaz, mas muitas vezes contraproducente, tentar controlar emoções dolorosas ou experiências psicológicas, porque a supressão desses sentimentos acaba levando a mais sofrimento.

A ACT adota a ideia de que existem alternativas válidas para tentar mudar a maneira como você pensa, e estas incluem comportamento consciente, atenção aos valores pessoais e compromisso com a ação. Ao tomar medidas para mudar seu comportamento enquanto, ao mesmo tempo, aprendem a aceitar suas experiências psicológicas, os clientes podem eventualmente mudar sua atitude e seu estado emocional.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *