Uma introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso (Russo e Forsyth)

Versão para impressãoO artigo a seguir é um artigo inédito de Amanda Russo e John Forsyth, adaptado e traduzido para o espanhol por Fabián Maero

 

Aceitação e terapia compromisso (ACT, pronunciado como uma palavra) é uma das terapias que fazem parte do grupo crescente de novas terapias comportamentais terceira geração (Hayes, Strosahl, e Wilson, 1999). ACT busca o equilíbrio entre (a) a atenção e aceitação processos com (b) o compromisso e os processos de mudança de comportamento no serviço de maior flexibilidade e participação psicológico nas atividades que importam (ou seja, valores). Nossa intenção é oferecer uma breve introdução do ACT.

ACT e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

Como abordagem, a ACT faz parte da abordagem da TCC, e compartilha com essa abordagem uma ênfase no pragmatismo, na prática baseada em evidências, nos princípios de aprendizado e nas tecnologias de mudança de comportamento (Hayes, 2004, 2008). O ACT também difere do CBT em um grande número de características.

O ACT surgiu de uma abordagem pós-skinneriana da linguagem e da cognição chamada Teoria dos Quadros Relacionais (RFT, por sua sigla em inglês, ver Hayes, Barnes-Holmes e Roche, 2001). Esta teoria sugere que a cognição é fundamentalmente construída sobre um processo básico de relacionar eventos relacionalmente. Esse processo de relacionamentos é o que gera os produtos que normalmente consideramos como cognição e linguagem. E é extremamente útil de várias maneiras. Sem uma capacidade infinita para relacionar eventos, os seres humanos capazes de linguagem não seriam capazes de fazer o seguinte: pensar no futuro, refletir sobre o passado, falar com significado e escutar com compreensão, criar, resolver problemas, conhecer a nós mesmos. nós mesmos, nossa própria finitude e a eventual morte.

Mas o próprio processo de relacionar eventos também acentua o sofrimento humano. Então, assim como poderíamos usar a resolução de problemas de muitas maneiras úteis (por exemplo, “Se eu puder substituir a lâmpada queimada por uma nova, a luz funcionará, o que será bom”), essa mesma estratégia também pode ser aplicada Quando é inútil e até mesmo irrevogavelmente prejudicial (isto é, “eu posso me matar, então não terei mais que sofrer depressão, o que será bom”). O RFT ajudou a explicar como e por que processos normais de linguagem podem ser úteis e contraproducentes ao mesmo tempo. À medida que os processos relacionais se expandem para incluir eventos privados dolorosos, os seres humanos tendem a agir para evitar, minimizar ou afastar-se deles,

O ACT também difere do TCC convencional em termos de seus objetivos de tratamento. A maioria das TCCs enfatiza a mudança de forma, frequência ou intensidade de eventos privados problemáticos ou difíceis (isto é, pensamentos e sentimentos). O ACT, por outro lado, concentra-se em mudar o relacionamento de um paciente com suas experiências privadas, e não necessariamente a presença ou a forma dessas experiências. Usando metáforas, exercícios vivenciais e estratégias mindfulness e aceitação, ACT ensina habilidades que permitem que os pacientes a pensar o que eles pensam, sentem o que sentem, reconhecer a sua história e que a situação permite, e persistem em ações que estão servindo seus valores

O TCA é baseado em suposições radicalmente diferentes sobre a saúde psicológica e o que é necessário para aliviar o sofrimento humano. Em seu centro, o ACT emerge de uma idéia muito simples, a saber, que a dor e o desconforto psicológico são facetas onipresentes e inevitáveis ​​da vida e, portanto, não podem ser totalmente evitados ou eliminados. No entanto, as pessoas lutam ativamente para mudar, controlar, minimizar ou evitar eventos privados dolorosos (por exemplo, pensamentos, sentimentos e memórias), e essa luta é apoiada pela cultura e pela comunidade psicológica. A mensagem é a seguinte: quando você pensa e se sente melhor ou não, viverá melhor. Portanto, eventos privados, especialmente quando são dolorosos, são vistos como barreiras para uma vida bem vivida.

ACT coloca esse ponto de vista de frente. Há uma literatura considerável que mostra que os seres humanos têm controle muito limitado sobre pensamentos, emoções e sensações físicas. Mesmo agora, suponha que lhe disseram que a palavra “pau” representa algo doloroso, até embaraçoso, sobre o seu passado. Tente não pensar ou sentir o peso das emoções que estão ligadas a ele, enquanto você lê isto: Na casa do ferreiro, a faca de … Tenha em mente que não mencionamos a palavra “pau”, mas estava presente de qualquer maneira . E você teve muito pouco controle sobre esse evento. E note que o que está em jogo é muito baixo aqui. Há poucos custos, em termos de sua vida, em pensar “grudar”. Leve esta história para o mundo real, onde o controle parece realmente importar, talvez tornando as relações mais complexas e elaboradas,

Portanto, ACT tenta minar essa luta e essa agenda de controle em si, ensinando as pessoas a viver com os aspectos dolorosos de sua história, a vibração mental, com experiências emocionais desagradáveis ​​e fazer o que funciona, o que é importante E, como a ACT está mais interessada na aceitação e no compromisso com os valores do que no alívio dos sintomas, isso levou a uma visão mais ampla dos objetivos do tratamento e dos resultados aceitáveis ​​da terapia.

O modelo ACT

O ACT também é baseado em um modelo que une seis processos que contribuem para a inflexibilidade psicológica e muitas formas de sofrimento humano com seis processos de intervenção destinados a aumentar a flexibilidade psicológica. A primeira figura ilustra cada um dos seis processos ACT que se acredita contribuir para a patologia, e a figura a seguir mostra cada um dos seis objetivos correspondentes aos alvos de intervenção. Cada um desses links é descrito abaixo.

 

 

 Fusão cognitiva versus desfusão

O termo fusão cognitiva refere-se à incapacidade de detectar o processo de pensamento atual como diferente dos produtos do pensamento. Por exemplo: “Estou deprimido” ou “Eu não tenho valor” são pensamentos, mas aqui eles se fundem a um senso de identidade e podem regular o comportamento de maneira prejudicial (por exemplo, “não vou correr riscos”, ” Eu não posso fazer coisas divertidas “,” eu vou ficar em casa “). A fusão não é ruim ou boa, apenas é. Ele se manifesta na leitura de um bom livro, sendo absorvido em um filme, no amor, na alegria e na dor. Pode se tornar problemático quando se espalha muito,

O ACT aborda a fusão cognitiva com desfusão cognitiva, ensinando os pacientes a observar os produtos e processos de pensamento (ou seja, “Estou tendo o pensamento …”, “Estou percebendo isso ou aquilo”, “Estou fazendo algo com meu pensamentos “) e percebendo uma distinção entre essa atividade e o observador dessa atividade. Em suma, a defusão ajuda a criar espaço entre a pessoa e a tagarelice mental, e os pacientes aprendem com a experiência que não são seus pensamentos e que a mente está sempre pensando, trabalhando e nem sempre é necessário confiar ou acreditar. ela.

Assim como podemos observar objetos e aspectos de nosso mundo externo, a fusão cria o espaço para fazer o mesmo com nosso mundo particular. Esse espaço, por sua vez, permite que você escolha. Há várias estratégias de desfusão no ACT para gerar espaço psicológico. Por exemplo, enquanto os pacientes aprendem a observar seus pensamentos conscientemente, eles podem participar de técnico como grato à mente um pensamento, ou repetir palavras em voz alta até que o significado da palavra é perdida e só permanecem sólidos. Quando os pacientes começam a rotular seus pensamentos simplesmente como pensamentos, eles podem realizar comportamentos, mesmo na presença de conversas mentais. Assim, um paciente deprimido pode ter o pensamento “me sinto vazio” e participar de interações sociais com amigos, mesmo com esse pensamento. Note-se que o pensamento não precisa ser mudado ou objetado, só tem que ser notado pelo que é – um pensamento (Eifert e Forsyth, 2005, Harris, 2009).

Evitação experiencial versus aceitação

Quando os seres humanos se fundem com dolorosos eventos privados, eles agem para evitá-los da mesma maneira que fariam com fontes externas de ameaça ou perigo. esquiva de experiência descreve esta tendência, e refere-se aos esforços rígidos e inflexíveis para escapar ou evitar eventos privados (pensamentos, sentimentos, eventos fisiológicos e memórias) desagradáveis ​​e situações que poderiam ocasionarlos (Hayes et al, 1999;. Hayes, Wilson, Gifford, Follette e Strosahl, 1996). Evidências sugerem que essas tentativas evitativas exigem um esforço considerável e contribuem pouco para mudar a qualidade ou a forma da experiência psicológica e emocional (Forsyth, Eifert e Barrios, 2006). Além disso,

Mais diretamente, a evitação está relacionada a enormes custos em termos de viver uma vida valiosa. Se isso fosse tão simples quanto tirar a mão de um fogão quente, diríamos “claro, faça e faça rápido!” Mas este não é o caso. Quando as pessoas se afastam dos aspectos dolorosos de sua história que aparecem psicologicamente, emocionalmente e fisicamente, elas também tendem a se afastar das coisas que são importantes para elas. E eles ficam com sua dor crescente que aumenta a dor de suas vidas que não funcionam.

Aceitação experiencial é um poderoso antídoto para evitar. Aceitação literalmente significa “pegar o que é oferecido”, e implica aceitar plenamente a experiência da pessoa neste momento como ela é. E é uma habilidade de permanecer em contato com experiências privadas dolorosas sem tentar alterar sua forma ou freqüência, e continuar agindo de acordo com os valores pessoais de cada um. De certa forma, está deixando a luta e se abrindo para o que nossa história fornece, sem se deixar levar por julgá-la ou ser defensivo. Essa visão de aceitação é ativa e corajosa, e não deve ser confundida com resignação ou desistência passiva (Forsyth & Eifert, 2008).

Desconexão versus Contato com o momento presente

Quando as pessoas se fundem com seus pensamentos e sentimentos, estão perdendo a vida no momento presente. O foco em estar no passado ou em um futuro imaginado prevalece sobre a situação atual, e isso pode levar a um estreitamento das escolhas comportamentais. A falta de contato com o presente também torna mais provável que comportamentos passados, habituais e ineficazes dominem a regulação do comportamento (Luoma et al., 2007), ao mesmo tempo em que diminui o contato com as circunstâncias atuais que podem ser mais eficaz na formação e orientação do comportamento. Porque o momento presente é o único lugar onde as pessoas podem agir para fazer a diferença em suas vidas, a ACT ensina os pacientes a se aproximarem do momento presente, aprendendo a prestar atenção, intencionalmente, exatamente onde estão e sem a necessidade de julgamento. Em outras palavras, aprender a estar presente neutraliza a tendência a evitar ou retirar ambos os pensamentos e sentimentos dolorosos como as circunstâncias da vida e contextos, alguns dos quais podem fazer parte das atividades que importam. A respiração consciente é um exemplo de vários exercícios comumente usados ​​para incentivar o contato com o momento presente.

Apego versus distanciamento com o eu conceituado

O apego ao self conceituado é uma forma extrema de fusão cognitiva, uma vez que implica a fusão com o próprio conceito de self. Envolve as histórias que as pessoas contam sobre si mesmas, que, por sua vez, ajudam a definir quem elas são como pessoas (por exemplo, “estou deprimido” ou “sou muito esperto” ou “não sou digno de ser amado”. “). A degola risco envolvido para nossas narrativas pessoais é o estreitamento de opções de comportamento, onde as ações são dirigidas para defender a narrativa ou encontrar maneiras de segurar (por exemplo, ser a vítima, ou ser quebrado, incapazes ou inteligente). Aprender a separar-se do self conceituado consiste fundamentalmente em fomentar uma perspectiva do self como observador. Como na atenção plena Você aprende a perceber que histórias e narrativas são apenas isso – isto é, elas não precisam ser confiáveis ​​ou acreditadas. Esta perspectiva do observador é desenvolvida no ACT através do uso de exercícios de atenção consciente, metáforas e processos experienciais (Eifert e Forsyth, 2005, Harris, 2009).

Confusão versus clareza nos valores

Na ACT, os valores são definidos como instruções para a ação intencional e podem dar um novo significado, propósito e vitalidade a uma série de comportamentos (Forsyth & Eifert, 2008, Hayes, 2004). Não se trata de crenças ou moralidade, mas de domínios que englobam ações tipicamente ligadas a uma boa qualidade de vida (por exemplo, família, relacionamentos, saúde, trabalho, recreação, espiritualidade, meio ambiente / natureza, etc.) Atuar a serviço dos valores está subjacente a todos os processos do ACT (por exemplo, a atenção plena não é um fim em si mesmo, mas um meio para incentivar a ação guiada por valores). Em termos de objetivos pragmáticos, a ação guiada por valores é o que pacientes e terapeutas trabalham para alcançar,

Dado que os valores fornecem direcionamento para nossas ações, a falta de clareza nos valores dificulta a atuação dos pacientes. Sentem-se “presos” e seu comportamento torna-se habitual e automático, e muitas vezes a serviço de se sentir melhor e de não viver melhor. À medida que os pacientes aprendem a abandonar a luta interna, o espaço é gerado para considerar o que eles querem que suas vidas sejam, com os valores como um guia útil.

Como os valores são mais como uma direção do que como um destino de chegada, eles nunca terminam e, em vez disso, é um processo permanente e contínuo (como “vá para o oeste”, você pode continuar e nunca chegar lá). lá). Problemas com os valores incluem falta de clareza nos valores e ênfase nas regras, seja para evitar eventos privados desagradáveis ​​e situações que podem ocasioná-los (Eifert e Forsyth, 2005, Hayes, 2004). Os valores também são importantes porque muitas vezes causam dor. De fato, dentro da ACT há um ditado sobre isso: em sua dor você encontrará seus valores e em seus valores você encontrará sua dor. Portanto, encontrar maneiras de lidar com a inevitável dor da vida para fazer o que é importante é fundamental para esse trabalho e para a vida em geral.

Inação e prevenção de persistência versus ação guiada por valores

A inação em relação aos valores refere-se à tendência dos indivíduos de se concentrarem tanto em evitar emoções dolorosas e se fundirem com o conteúdo doloroso que perdem contato com seus valores, com ação efetiva, e com o momento presente (Hayes, Luoma , Bond, Masuda e Lillis, 2006; Luoma et al, 2007) De certa forma, este domínio refere-se a avançar com relutância, apertando os dedos, ou não se movendo em tudo. O ACT ensina os pacientes a agir guiados por seus valores, assim como o compromisso de agir, o que é diferente da intenção de agir. Como não há meio termo no ACT a esse respeito, os pacientes podem optar por fazer algo ou não fazer nada (Forsyth & Eifert, 2008; Harris, 2009). Portanto, o ACT promove o uso de objetivos concretos, que, ao contrário dos valores, pode ser alcançado e completado. Os pacientes geralmente têm objetivos de curto e longo prazo para medir sua mudança de comportamento. As técnicas de mudança de comportamento comumente usadas no ACT são exposição, aquisição de habilidades, gerenciamento de contingência e ativação comportamental.

Considerando o modelo e a evidência

Dando um passo para trás, cada um dos seis domínios pertence a uma rede mais ampla de relações interligadas, que ajudam a manter a principal fonte de sofrimento e psicopatologia humana e apontam para sua mitigação bem-sucedida. Por exemplo, a atenção plena e a aceitação enfraquecem a evitação e a fusão, enquanto criam um espaço para avançar e comprometer-se com ações que importam, mesmo quando confrontamos os aspectos dolorosos de nossa história. Da mesma forma, agir de acordo com valores requer estar ciente deles e presente no aqui e agora, onde você pode agir sobre eles. O objetivo geral, no entanto, continua a ser a flexibilidade psicológica, ou ajudar as pessoas a desistirem, estar no momento presente, e mudar e persistir no comportamento a serviço de fins valiosos.

Há um corpo crescente de pesquisas apoiando cada um dos seis componentes do modelo ACT de psicopatologia e mudança de comportamento. Em geral, os pesquisadores descobriram que o uso dos objetivos de intervenção do ACT (desfusão, aceitação, momento presente, eu como contexto, valores e ação comprometida) resulta em um menor relato de desconforto, maior persistência no tarefas e uma maior disponibilidade para participar em tarefas difíceis. Os componentes de mudança comportamental foram especificamente examinados em estudos que descobriram que os métodos dentro do ACT são úteis, em comparação ao fato de que os métodos do ACT são úteis (por exemplo, aceitação versus controle). Além disso,

Além de examinar os componentes do processo do ACT em termos de seu efeito sobre a mudança, a pesquisa também investigou os processos de mudança no ACT em vários estudos de resultados. Ambos os estudos de efetividade e eficácia aplicaram os conceitos do ACT a muitas formas de sofrimento humano. Este trabalho abrange as áreas de transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos de ansiedade e depressão comórbidos, depressão, transtornos relacionados a substâncias, dor crônica e esquizofrenia. O ACT também foi avaliado em vários formatos diferentes, incluindo terapia individual face-a-face, terapia de grupo, formatos breves de workshop / grupo e sistemas de autoajuda. Até a data,

Resumo

Enquanto terapias comportamentais continuam a mudar, o mesmo acontece com futuras oportunidades para melhorar o tratamento. O ACT, uma nova terapia comportamental de terceira geração, demonstra essa progressão. O principal objetivo da ACT não é reduzir os sintomas, mas sim ajudar as pessoas a encontrar uma maneira de lidar com o que dói e fazer o que funciona, para criar e viver uma vida consistente com o que realmente importa para eles. . Estudos de eficácia e eficácia devem continuar a avaliar as intervenções-alvo da ACT nos níveis de processo e resultado, uma vez que os seis componentes do modelo ACT podem ser vistos como parte de um modelo interativo de sofrimento humano e o que é necessário para promover saúde psicológica. Pesquisas sobre o ACT produziram resultados bem sucedidos e promissores para uma ampla gama de problemas até agora, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Esperamos que esta breve turnê gere a curiosidade de explorar esta nova terapia e talvez até tenha um papel em seu desenvolvimento nos próximos anos.

 

Referências

Eifert, GH, & Forsyth, JP (2005). Terapia de Aceitação e Compromisso para Transtornos de Ansiedade: Guia de tratamento de um praticante para usar estratégias de mudança de comportamento baseadas em mindfulness, aceitação e valor. Oakland, CA: New Harbinger. 
Forsyth, JP, & Eifert, GH (2008). O manual de mindfulness e aceitação para ansiedade: Um guia para se libertar da ansiedade, fobias e preocupações usando Terapia de Aceitação e Compromisso. Oakland, CA: New Harbinger. 
Forsyth, JP, Eifert, GH e Barrios, V. (2006). Pesquisa de condicionamento do medo como um análogo clínico: o que teme o aprendizado desordenado? Em MG Craske, D. Hermans e D. Vansteenwegen (Eds.), Medo e aprendizado: ciência básica à aplicação clínica (pp. 133-153). Washington, DC: Associação Americana de Psicologia.
Harris, R. (2009). ACT fez simples.Oakland, CA: New Harbinger. 
Hayes, SC (2004). Terapia de Aceitação e Compromisso, Teoria do Quadro Relacional e a terceira onda de terapias comportamentais e cognitivas. Comportamento Terapêutico, 35, 639-666. 
Hayes, SC (2008). Escalando nossas colinas: Uma conversa inicial sobre a comparação entre a terapia de aceitação e compromisso e a terapia comportamental cognitiva tradicional. Clinical Psychology: Science & Practice, 5, 286-295. 
Hayes, SC, Barnes-Holmes, D., e Roche, B. (2001). Teoria do quadro relacional: Um relato pós-skinneriano da linguagem e cognição humanas. Nova Iorque: Kluwer Academic / Plenum.
Hayes, SC, Luoma, J., Bond, FW, Masuda, A., & Lillis, J. (2006). Terapia de Aceitação e Compromisso: Modelo, processos e resultados. Behaviour Research and Therapy, 44, 1-25. 
Hayes, SC, Strosahl, KD e Wilson. KG (1999). Terapia de Aceitação e Compromisso: Uma abordagem experiencial para mudança de comportamento. Nova Iorque: Guilford. 
Hayes, SC, Wilson, KG, Gifford, EV, Follette, VM, & Strosahl, K. (1996). Evitação experiencial e transtornos comportamentais: Uma abordagem dimensional funcional para o diagnóstico e tratamento. Jornal de Consultoria e Psicologia Clínica, 64, 1152-1168. 
Luoma, JB, Hayes, SC e Walser, R. (2007). Learning ACT: Um Manual de Capacitação e Treinamento em Terapia de Aceitação e Compromisso para Terapeutas.Oakland, CA: New Harbinger and Context Press.
Purdon, C. (1999). Supressão de pensamento e psicopatologia. Behaviour Research and Therapy, 37, 1029-1055.

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julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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