5 Simple Lifestyle Tweaks para otimizar sua saúde cerebral, um neurologista explica

Foto por Stocksy

Bilhões de dólares estão sendo investidos na tentativa de desenvolver uma cura mágica para a doença de Alzheimer, uma doença que aflige o coração e afeta mais de 5,4 milhões de americanos. Mas, apesar dos anúncios promissores que aparecem regularmente no feed de notícias, permanecemos anos, se não a décadas, de uma resposta farmacêutica a essa condição devastadora.

O que torna esta situação ainda mais frustrante para aqueles de nós na linha de frente é o conhecimento simples e direto que, em geral, a doença de Alzheimer é uma situação evitável. Agora está bem estabelecido em nossos periódicos científicos mais respeitados e revisados ​​por pares que as escolhas de estilo de vida desempenham um papel extremamente importante na determinação de quem e quem não acaba com a demência de Alzheimer.

Meus dois últimos livros, Grain Brain e Brain Maker , foram mergulhos profundos focados em por que o cérebro degenera e olha para ele de uma perspectiva científica detalhada. Meu novo livro, O Plano da Vida Plena de Cérebro-Cereal é dedicado a como abraçar esta nova ciência e incorporá-la em um plano de vida que abre caminho não apenas para a saúde do cérebro, mas também para a saúde geral. Aqui estão cinco das coisas mais importantes que você pode fazer, a partir de hoje:

1. Abaixe o açúcar no sangue.

O açúcar elevado no sangue é profundamente tóxico para o cérebro. O diabetes tipo 2, que agora afeta aproximadamente 29 milhões de americanos , está associado a mais que o dobro do risco de doença de Alzheimer, bem como ao desenvolvimento de ” emaranhados ” dentro do próprio cérebro, que representam o prenúncio da doença de Alzheimer que está por vir. Mesmo sem se tornar um diabético, apenas ter elevação moderada de açúcar no sangue também prepara o terreno para a demência, como foi recentemente descrito no New England Journal of Medicine .

A maneira mais simples de reduzir seu nível de açúcar é diminuir sua ingestão de açúcar. Cortar açúcar e carboidratos da sua dieta e, ao mesmo tempo, aumentar seu consumo de gorduras e fibras saudáveis ​​é uma maneira infalível de obter controle sobre o açúcar no sangue e reduzir diretamente o risco da doença de Alzheimer.

2. Faça exercícios aeróbicos.

Todos nos sentimos bem quando fazemos algum exercício, mas, como foi demonstrado recentemente por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh , o exercício aeróbico na verdade muda nossa expressão gênica. Ativa genes que passam a criar um hormônio de crescimento específico para o cérebro chamado BDNF.

Ter maior BDNF estimula o crescimento de novas células cerebrais no centro de memória do cérebro e está associado a uma redução dramática no risco de doença de Alzheimer, como foi recentemente relatado no Journal of American Medical Association .

3. Tome DHA.

O DHA, o ômega-3 encontrado em peixes, óleos de peixe e, em menor grau, em carne bovina alimentada com pasto, como o exercício aeróbico, também aumenta a produção de BDNF. A pesquisa no Centro Médico da Universidade de Rush demonstrou uma probabilidade muito menor de contrair a doença de Alzheimer em pessoas com o maior consumo de DHA, assim como os níveis sanguíneos mais altos desse importante ômega-3.

4. Reavaliar seus hábitos de drogas.

Você pode estar tomando medicação que é importante para sua saúde, mas sempre considere a relação risco-benefício. Por exemplo, milhões de americanos tomam drogas bloqueadoras de ácido chamadas PPIs (também conhecidas como inibidores da bomba de prótons). Estas são drogas que são anunciadas pesadamente para o tratamento da “azia”. A mensagem parece ser que o ácido do estômago é uma coisa ruim. Na realidade, dependemos desesperadamente do ácido do estômago para coisas importantes, como ativar nossas enzimas digestivas e nos permitir absorver a vitamina B12.

Acontece que essas drogas bloqueadoras de ácido são tudo menos livres de riscos. Como foi recentemente publicado na revista JAMA Neurology , o uso crônico dessas drogas bloqueadoras de ácido está associado a um aumento de 44% no risco de demência. Outros medicamentos relacionados à demência incluem medicamentos antidepressivos comumente prescritos, bem como medicamentos para asma e alergias.

5. Socialize com os outros.

Eu acho que isso traz um novo significado para o termo “mentalidade de rebanho”! Vários estudos mostraram que as pessoas que possuem redes sociais maiores têm notável preservação de sua função cerebral. Além do mais, estabelecer mais conexões sociais pode realmente beneficiar a função cerebral mesmo naqueles em quem já houve um declínio.

O Presidente Kennedy nos disse certa vez: “A hora de consertar um telhado é quando o sol está brilhando”. Com sorte, o sol está brilhando para você agora, e agora é a hora de fazer tudo o que puder para mantê-lo assim!

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *