Autismo e Bactérias Intestinais – Esperança de Seguir em Frente

A prevalência do transtorno do espectro do autismo (TEA) continua a aumentar nos Estados Unidos. Os dados atuais dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) revelam que a prevalência de autismo atualmente é de 1 em 68 crianças, com taxas de incidência de 1 em cada 42 meninos e 1 em cada 189 meninas.

Sem dúvida, tem sido muito difícil tentar determinar o que pode estar causando essa epidemia virtual a piorar com o tempo. Nos últimos cinco anos, os pesquisadores têm focado seus esforços na tentativa de relacionar o risco para o autismo com eventos que ocorrem fora do cérebro, mas no intestino.

Essa linha de pesquisa certamente faz sentido quando você considera com que freqüência os sintomas gastrointestinais são vistos naqueles que são diagnosticados com TEA. É certamente uma boa notícia que os cientistas progressistas estão adotando a noção de que o ASD pode ter suas origens, pelo menos até certo ponto, fora do cérebro.

Muitos mecanismos têm sido propostos como desempenhando um papel na gênese da ASD, incluindo inflamação, toxinas ambientais, genética, alterações no sistema imunológico e alterações nas bactérias intestinais. E, novamente, está começando a parecer que todos esses possíveis agentes podem convergir para a saúde do intestino, iniciando mudanças que, em última instância, afetam o cérebro e se manifestam como o que passamos a chamar de ASD. De fato, os sintomas gastrointestinais podem ser vistos em até 70% das crianças que foram diagnosticadas com TEA.

Como foi recentemente publicado na revista  Frontiers in Cellular Neuroscience , pesquisadores na China, nas Filipinas e nos Estados Unidos defenderam o importante papel das bactérias intestinais na ASD. Eles se concentraram, por exemplo, no importante papel de como a criança nasceu, seja por via vaginal ou por cesariana, em termos das bactérias que finalmente colonizariam seu intestino. Outros fatores que podem ter um papel durante a gravidez incluem obesidade, dieta e até diabetes gestacional, os quais mostraram alguma associação com o TEA.

Eles também descreveram como crianças expostas a antibióticos durante os primeiros 3 anos de vida apresentam espécies bacterianas e cepas menos diversas em suas populações bacterianas intestinais e como isso pode estar relacionado ao risco de CIA. Além disso, os pesquisadores descreveram como os antibióticos tomados durante a gravidez também podem ser um fator de risco potencial para o TEA.

A amamentação, possivelmente por causa de seu papel nas bactérias intestinais do recém-nascido, está associada à diminuição do risco de TEA. Curiosamente, esses tipos de alterações na bactéria intestinal estão associados à CIA e também estão associados a distúrbios relacionados ao intestino, como a doença de Crohn e a doença inflamatória intestinal.

O relatório contém uma seção intitulada “A modulação da microbiota intestinal é uma terapia potencial para crianças com ASD”. Esta revisão fascinante analisa intervenções como probióticos e prebióticos, bem como intervenções dietéticas para reduzir a inflamação intestinal, como possíveis ferramentas terapêuticas para o tratamento de ASD. Há uma revisão muito profunda de toda a literatura que avaliamos a eficácia dessas intervenções, e certamente vale a pena revisá-las. Eles até revisam a noção de transplantar a microbiota intestinal humana para os intestinos de pacientes com TEA, resultando em melhorias não apenas em seus sintomas gastrintestinais, mas também nos sintomas relacionados ao TEA.

Esta é uma publicação importante, uma vez que chama a atenção para a importância de ver ASD de forma holística, em vez de simplesmente se concentrar no cérebro. Esses autores, juntamente com muitos outros, nos mostraram claramente que mudanças no equilíbrio dos organismos intestinais não são apenas comuns em ASD, mas também podem estar desempenhando um importante papel causal . Dito isso, como melhor definimos nossa capacidade de manipular os organismos intestinais a partir de uma perspectiva terapêutica, certamente devemos nos sentir mais esperançosos em termos de finalmente ter um impacto substancialmente positivo sobre o TEA.

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade