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Treinamento de Longevidade

© 2011 por Gérard V. Sunnen, MD

Visão geral

Viver não é necessariamente viver bem e a longevidade não se traduz automaticamente em qualidade de vida. Quão gratificante é viver muito tempo sem viver nos níveis mais altos de nossas capacidades?

A longevidade é melhor vivida em um contexto que inclui as melhores características da saúde: energia, vitalidade, resiliência física e força primordial. E além dessas dimensões da saúde estão outras que iluminam o bem-estar: humor positivo, autoconfiança, agudeza cognitiva, criatividade e auto-realização. Ainda além, são estados de ser que são chamados de transcendentes, pertencentes aos mais altos níveis de auto-expressão. Estados transcendentais são portas de entrada para faculdades mentais de ordem superior.

Todas essas dimensões da saúde estão interligadas, inter-relacionadas e interativas. Melhoria em qualquer lugar tem um efeito cascata em todos os lugares. Freqüentemente, melhorar apenas uma faceta de si mesmo tem repercussões benéficas sobre todo o eu.

O treinamento em longevidade busca os caminhos mais eficientes para expandir o bem-estar global, abrindo os limites da expectativa de vida. O treinamento enfoca os fatores essenciais que determinam a longevidade, desde melhorar a mecânica fundamental do corpo até o recrutamento das forças dinâmicas da mente.

Produção de energia

Um ingrediente chave para a longevidade é a energia. A energia alimenta todos os sistemas de órgãos, incluindo o coração e o cérebro. Como a energia humana é produzida e como sua produção pode ser maximizada?

A fonte primordial de toda a energia bioquímica vem de nutrientes. Nutrientes em alimentos são quebrados pelo metabolismo de níveis de energia mais altos para níveis mais baixos. No processo, a energia é acumulada para uso pessoal. Sem energia não poderíamos fazer nossos corpos se moverem, nem poderíamos criar pensamento.

Quais nutrientes fornecem geração de energia ideal? A ciência da longevidade está interessada na seleção avançada de nutrientes. O metabolismo de alta energia, no entanto, depende também da utilização lógica dos muitos co-fatores relevantes para a dinâmica do metabolismo: enzimas, minerais, vitaminas e, quando apropriado, nutrientes derivados de plantas e novas moléculas descobertas através de novas pesquisas.

A produção de energia depende do funcionamento adequado das mitocôndrias, as organelas subcelulares especializadas na extração de energia dos nutrientes. Os tipos de células diferem em seu conteúdo mitocondrial. O coração, por exemplo, precisando de vigor constante, tem células que contêm milhares de mitocôndrias cada uma; As células da pele, por outro lado, podem fazer com apenas algumas dezenas. As células do cérebro também são intensivas em energia. Cada órgão tem diferentes tipos de populações mitocondriais, cada uma com necessidades especiais. O treinamento em longevidade incorpora a nova ciência da energia biológica à missão de expandir a trajetória e a qualidade da vida.

O território dentro

A experiência da nossa paisagem interior salta mais vividamente para a consciência quando os olhos estão fechados. O território do corpo interno é um quadro pintado pelos sinais que chegam à consciência da totalidade de todos os órgãos dos sentidos.

Consciência interna, oferece não apenas uma percepção dos sinais corporais recebidos, mas também um canal para a mente enviar sinais de cura para o corpo. Isso forma a base para técnicas de comunicação com sistemas de órgãos internos. Essas técnicas incluem relaxamento autoguiado, imagens dinâmicas, auto-hipnose, treinamento autógeno e meditação.

Estresse

Os centros nervosos do corpo e os antigos circuitos emocionais do cérebro podem ter suas próprias mentes. Na verdade, eles podem reagir roboticamente a eventos da vida, muitas vezes não apenas para o nosso desprazer, mas também para nosso prejuízo. A reatividade cardíaca, por exemplo, descreve uma tendência a responder aos eventos da vida com aumentos na frequência cardíaca e pressão arterial. O mesmo pode ser dito da hiperatividade intestinal, respiratória, muscular e cutânea.

A atividade excessiva dos órgãos não é apenas desnecessária, é prejudicial ao organismo e, se crônica, pode produzir lesões anatômicas. O estresse pode se traduzir em um espectro de sintomas como fadiga, dor de cabeça, distúrbios do sono, ansiedade e depressão. O estresse diminui o tempo de vida.

O treinamento em longevidade busca transformar as reações de estresse em energias físicas e mentais positivas.

Saúde dos Órgãos

O treinamento em longevidade está interessado no bom funcionamento de todos os sistemas orgânicos, de modo que cada órgão viva com vigor e todos os órgãos vivam em harmonia. Os sistemas de órgãos incluem: cardiovascular, gastrointestinal, respiratório, skeleto-muscular, hematológico, imunológico, endócrino, neurológico e os órgãos dos sentidos especiais. Saúde e harmonia dos sistemas orgânicos são fundamentais para a longevidade.

O corpo é mais eficiente em termos de longevidade se for mantido dentro de uma certa faixa de peso. Os pulmões não gostam de fumaça, nem de artérias, e apenas uma pequena parte do cérebro aprecia fumar. O treinamento em longevidade busca mudar os padrões de hábitos para que eles reduzam e eliminem os danos.

O corpo responde ao exercício. Exercício massagens todos os órgãos internos. As glândulas são estimuladas, os ossos recebem sinais de fortalecimento, o coração é treinado para bater mais solidamente e acumular resiliência. O exercício aeróbico, apesar de aumentar a longevidade, deve, no entanto, ser avaliado criteriosamente de acordo com as capacidades de cada um. Exercício aeróbico muito pequeno e muito excessivo, ambos trabalham contra a longevidade.

Várias disciplinas de exercícios não-aeróbicos desenvolvem conexões corpo-mente por si mesmas. Elas envolvem o uso de consciência meditativa orientada para fluir progressivamente em redes neuro-musculares. O treinamento em longevidade faz uso proeminente desses tipos de meditação.

A saúde do sono é importante para a longevidade. Equilibrar os ritmos circadianos, criar relaxamento dentro dos sonhos e solicitar padrões restauradores de sono, tudo promove o bem-estar diurno e a produtividade ideal.

Objetivos do Treinamento de Longevidade

À medida que o corpo se fortalece, a mente, em paralelo, é convidada a dominar novos padrões de experiência que conservam as energias e ativam a saúde.

Através de técnicas especiais ajustadas individualmente, a mente é treinada para produzir estados especiais de consciência que transmitem vitalidade às redes do corpo.

Quais experiências são procuradas nesses estados especiais de consciência? Embora todas as pessoas possam relatar de forma diferente, muitas vezes expressas são uma sensação reconfortante de tranquilidade, uma experiência calmante de desapego e uma percepção aumentada de força física e poder pessoal. Frequentemente, os relatos falam de uma experiência bem-vinda de sentir-se pacificamente centrado e refrescado em casa dentro de si mesmo. As palavras muitas vezes não conseguem descrever esses estados especiais adequadamente.

A base neural para o poder das imagens mentais

As imagens, como utilizadas no treinamento da longevidade, envolvem a criação consciente de representações mentais que podem conter imagens visuais como paisagens do sonho, sons rítmicos agradáveis, palavras e frases e, principalmente, sentimentos mais sutis e emoções primais.

Imagens mentais derivam de áreas cerebrais conscientemente ativadas. Neurônios de diferentes partes do cérebro são recrutados em imagens, cada um correspondendo a extensas redes neuronais. Quanto mais variadas as imagens, maiores são as áreas do cérebro acionadas e mais efetivo o impacto terapêutico, à medida que as ondas das redes neuronais ressoam nas franjas do sistema nervoso.

As imagens de cura no treinamento de longevidade precisam ser adaptadas individualmente de modo a respeitar as preferências das mentes consciente e subconsciente. Cada prática reforça as imagens de cura, expandindo seu alcance sistêmico, trabalhando para reprogramar permanentemente o substrato neural da mente.

MeditaçãoA meditação incorpora um conjunto de técnicas que utilizam a consciência como um veículo para expandir a consciência cada vez mais em territórios corporais, e cada vez mais na própria consciência.Os estados mentais descritos brevemente acima são portais para outros estados que são chamados de transcendentes. Há uma grande necessidade do estudo científico dos estados transcendentes, porque eles representam a penúltima conectividade entre corpo e mente.

Existem muitos tipos de técnicas de meditação e é importante selecionar uma que seja adaptada às suas preferências e talentos. As técnicas escolhidas devem ser agradáveis, portanto, o pensamento de praticá-las e desenvolver-se estará associado a um sentimento de prazer antecipatório.

Auto-hipnose

Embora os estados especiais da mente alcançados através da meditação e da auto-hipnose compartilhem características comuns, o processo das técnicas difere. A auto-hipnose depende da capacidade de induzir um estado hipnótico por si mesmo, geralmente usando um conjunto de reflexos aprendidos. Uma vez atingido o estado hipnótico, há uma resposta aprimorada às imagens mentais. Consequentemente, mudanças pessoais podem acontecer mais rapidamente.

Treinamento Autogênico

Alguns indivíduos preferem uma técnica desenvolvida décadas atrás que progressivamente amplia o alcance do autocontrole cada vez mais para o sistema nervoso autônomo. Principalmente involuntário, este sistema é responsável por reações de estresse.O treinamento começa criando sensações de peso e calor em partes do corpo selecionadas. Gradualmente, o controle consciente avança para os confins do sistema nervoso e aprende-se a parar de criar estresse em suas raízes.Conclusão

A formação em longevidade baseia-se no potencial da mente para ultrapassar grandemente o seu funcionamento habitual. Atravessando seus limites rotineiros, a mente pode ser guiada para alcançar cada vez mais profundamente a riqueza de suas próprias dimensões.

O treinamento em longevidade também busca expandir o poder do corpo, valorizando sua dinâmica desde infinitamente pequena – como cromossomos, mitocôndrias e metabolismo celular – até os grandes, como nos sistemas de órgãos.

Sobre o corpo e a mente, em última análise, não há fronteiras separando os dois, é tudo um continuum. O treinamento em longevidade respeita essa visão de vida e saúde.

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